OS SEMEADORES DE NOVIDADES
Por DC Mello
Olavo Sérvulo de Lima - Olavo era um homem que tinha agricultura no sangue. Em 36, adquiriu de seu irmão Francisco Clemente de Lima uma gleba de terras nas cercanias de Jataí, onde passou a morar e trabalhar. Ali, deu início à formação de uma chácara que em poucos anos, graças à dedicação e amor ao trabalho, o casal se notabilizou por transformar aquele empreendimento no primeiro ponto turístico muito frequentado pelo povo de Jataí e visitantes.
A Chácara do Olavo - assim conhecida - era ponto obrigatório de visitação pública. Ali, plantou-se de tudo um pouco, desde especiarias como cravo-da-índia, canela-do-ceilão, pimenta-do-reino, e outras como: maçã, pera, caqui, uva, marmelo, etc., muitas até desconhecidas no sertão goiano naquela época.
Olavo Sérvulo de Lima foi o primeiro a implantar por aqui a criação racional de porcos, avicultura e apicultura, movido unicamente pelo ideal e inspirado na simplicidade que lhe era peculiar. Era um ecologista nato demonstrado no trato com animais e plantas.
De par com suas constantes atividades criativas, o casal, Olavo e Sofia, dedicava parte do tempo ao lazer, cultivando amizades sólidas com pessoas quase sempre estranhas, através de seu velho aparelho de radioamador. Olavo operava com o prefixo PY2-GKA e D. Sofia, PY2-GJB.
Em 1951 elegeu-se vereador pelo Partido Social Democrático – PSD e exercia lugar de destaque como membro da Mesa Diretora.
Mín. 19° Máx. 28°
Mín. 19° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 30°
Chuva