Por Maria Clara Landim/Itatiaia/MSN
A psicologia estuda o comportamento das pessoas. Cada um de nossos atos é analisado minuciosamente e, embora não estejamos pensando no que eles querem dizer, os profissionais se adequam ao contexto para tirar conclusões.
Desta vez, a psicologia se aprofundou na atitude que as pessoas tomam ao ajudar os garçons em seu serviço. Com o objetivo de aliviar o trabalho, o cliente pode entregar o prato, copo e talheres que utilizou para agilizar a tarefa do funcionário.
Comportamento Prosocial e Empatia
Segundo um estudo de Lachan Brown, jornalista britânico especializado em trabalhos conjuntos com a psicologia, as pessoas experimentam uma conduta "prosocial" ao colaborar, neste caso, com os garçons. Dentro desse processo, destaca-se a empatia pelo próximo e o trabalho totalmente desinteressado, sem receber nada em troca desse favor.
Portanto, se um cliente decide, por motu proprio, recolher as migalhas de pão que ficaram na mesa ou limpar algum resto de comida com um guardanapo, ele estará colaborando com o garçom em uma atividade que, por vezes, é frenética devido à constante rotação nos restaurantes.
Consciência Social e Receptividade
Baseado no conceito de "consciência social", as pessoas que possuem essa capacidade de entender e compartilhar os sentimentos com os outros recebem um tratamento diferente do próximo, que registra esses atos e se conecta de maneira diferente com quem, ao contrário, ignora sua presença e não contribui em sua tarefa.
No entanto, o estudo da psicologia não para por aí. Como indicado anteriormente, a psicologia decifra os entramados cerebrais das pessoas e por que elas agem de determinada maneira diante de diferentes situações. Além da colaboração desinteressada com o próximo, os olhares, que se conectam com o outro, também escondem segredos.
O Significado dos Olhares
Sob este tópico, a psicóloga Paula Martínez Barral, que possui mestrado em neurociência cognitiva, explicou que as pessoas agem de acordo com o contexto emocional, cultural e social em que se movem.
O diagnóstico da especialista se baseou em cinco pilares:
Dominância ou Desafio: Quando uma pessoa mantém um olhar intenso sem piscar ou desviar os olhos, ela pode estar buscando impor autoridade, demonstrar controle ou estabelecer uma posição dominante.
Conexão Emocional Profunda: Se o olhar firme é combinado com uma expressão facial relaxada ou um leve levantamento de sobrancelhas, geralmente é interpretado como sinal de interesse genuíno, atenção plena ou até mesmo atração.
Interesse ou Atração: As pupilas dilatadas (uma reação involuntária do corpo) geralmente estão associadas à atração física ou emocional. Quando alguém mantém o olhar com as pupilas abertas, pode estar demonstrando interesse afetivo ou sexual.
Avaliação ou Julgamento: Também é possível que um olhar fixo denote que a pessoa está analisando cuidadosamente o que o outro diz ou faz, como uma forma de avaliação.
Desconfiança ou Defesa: Em alguns casos, os olhos semicerrados e o olhar penetrante podem indicar desconfiança, suspeita ou que alguém está na defensiva em relação ao que ouve.
Mín. 16° Máx. 29°
Mín. 15° Máx. 29°
Parcialmente nubladoMín. 14° Máx. 29°
Chuvas esparsas