Os partidários de Trump dizem que há uma brecha na Constituição, ainda não debatida nos tribunais.
Eles argumentam que a 22ª Emenda apenas proíbe explicitamente que alguém seja "eleito" para mais de dois mandatos presidenciais - e não diz nada sobre "sucessão".
De acordo com essa teoria, Trump poderia ser o vice na chapa de outro candidato - talvez seu próprio vice-presidente, JD Vance - na eleição de 2028.
Se vencerem, o candidato poderia ser empossado na Casa Branca e renunciar imediatamente, deixando Trump assumir o cargo por sucessão.
Steve Bannon, o podcaster e ex-conselheiro proeminente de Trump, disse acreditar que Trump "concorrerá e vencerá novamente", acrescentando que há "algumas alternativas" para decidir como isso será possível.
Andy Ogles, um republicano do Tennessee na Câmara dos Deputados, apresentou uma resolução em janeiro pedindo uma emenda constitucional para permitir que um presidente cumpra até três mandatos - desde que não sejam consecutivos.
Isso significaria que, de todos os ex-presidentes sobreviventes, apenas Trump seria elegível - Barack Obama, Bill Clinton e George W. Bush cumpriram mandatos consecutivos, enquanto Trump venceu em 2016, perdeu em 2020 e venceu novamente em 2024.
No entanto, o alto nível de exigência para emendas constitucionais faz com que a proposta de Ogles seja um sonho impossível, embora tenha dado o que falar. Leia mais BBC Brasil
Nota JN
Será que JD Vance daria esse gostinho ao Trump caso vencesse a eleição? Pelo jeito muita água ainda vai por debaixo dessa ponte. Os arranjos apenas estão começando e a fome por poder parece ser insaciável.
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 18° Máx. 28°
Chuva