O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), recebeu uma ligação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) após manifestar, nas redes sociais, apoio ao projeto de lei que anistia envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023.
Por Marina Demori/CNNBrasil/MSN
Em postagem, na semana passada, Caiado comentou a manifestação bolsonarista realizada na orla da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. O ato teve como objetivo defender o avanço da proposta de anistia no Congresso. “Quero dizer que não apenas sou a favor da anistia aos manifestantes de 8 de janeiro, como fui o primeiro a defendê-la”, escreveu Caiado.
Segundo interlocutores, Bolsonaro agradeceu o posicionamento de Caiado. O ex-presidente, porém, não falou sobre o lançamento da pré-candidatura do governador ao Palácio do Planalto. O evento está marcado para ocorrer na próxima sexta-feira (4), em Salvador (BA). O goiano quer se lançar como nome da direita alternativa a Jair Bolsonaro, que está inelegível até 2030. Na avaliação de integrantes dos dois partidos, Caiado não tem capital político para representar a direita bolsonarista. Além disso, uma aliança do União Brasil com o PP, porém, tem atrapalhado os planos do goiano.
O presidente do PP, Ciro Nogueira, já disse que caso a formação da federação avance, o apoio do grupo em 2026 será para Bolsonaro ou para o nome indicado por ele. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) é o principal cotado para concorrer, mas ainda não assumiu oficialmente o desejo de disputar a presidência. Ainda assim, Caiado vai insistir no lançamento da pré-candidatura.
Segundo aliados, a estratégia é se manter como possível nome e já começar a ganhar espaço em estados que não o conhecem para aproveitar o “vácuo” eleitoral de Bolsonaro, que ainda não tem um sucessor definido. Bolsonaro e Caiado já foram aliados políticos, mas protagonizaram uma série de embates ao longo dos últimos anos. O mais recente deles foi durante a disputa pela prefeitura de Goiânia (GO), quando o candidato apoiado pelo governador, Sandro Mabel (União), venceu o candidato apoiado por Bolsonaro, Fred Rodrigues (PL).
Mín. 19° Máx. 29°
Mín. 19° Máx. 28°
ChuvaMín. 18° Máx. 28°
Chuva