Domingo, 19 de Janeiro de 2025 13:04
(xx) xxxxx-xxxx
Geral Brasilia

Distrito Federal sedia 4º Encontro dos Angoleiros do Sertão – Etapa DF

A programação inclui oficinas, rodas de conversa, seminários e apresentações culturais

10/01/2025 08h22
Por: Redação Fonte: Casa de Cultura Telar
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O Distrito Federal será palco do 4º Encontro dos Angoleiros do Sertão – Etapa DF, evento internacional que celebra a Capoeira Angola como arte, resistência e transformação social. A edição acontece de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, na Chácara Espaço do Cerrado, no Núcleo Rural Lago Oeste, em Sobradinho, região conhecida por sua riqueza ecológica e turística.

Realizado pela Casa de Cultura Telar em parceria com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (SETUR-DF), o evento integra a Rota Turística Viva Lago Oeste, promovendo o turismo sustentável e comunitário, além de valorizar a diversidade cultural do cerrado. Luiz Cláudio, mais conhecido como contramestre Minhoca, destaca que o encontro representa uma oportunidade única de intercâmbio cultural e preservação das tradições afro-brasileiras: “Queremos mostrar que a Capoeira Angola é mais do que luta; é cultura, é história, é resistência. É uma ponte que conecta pessoas, tempos e territórios diferentes”,declarou.  

Continua após a publicidade
Anúncio

A programação inclui oficinas, rodas de conversa, seminários e apresentações culturais, com destaque para as rodas de Capoeira Angola. A iniciativa atrai capoeiristas renomados e entusiastas de todo o Brasil e do mundo, promovendo um rico intercâmbio cultural. Participarão mestres, contramestres e praticantes vindos de estados como Bahia, Pernambuco e São Paulo, além de convidados internacionais, como dos Estados Unidos.

Continua após a publicidade
Anúncio

Segundo contramestre Minhoca, o evento também reforça o papel da Capoeira como ferramenta de transformação social: “Por meio da Capoeira Angola, não apenas preservamos nossa ancestralidade, mas também inspiramos novas gerações a reconhecerem a força de sua identidade cultural e a importância da coletividade”, ressaltou. 

Atividades Programadas

O encontro oferece uma agenda diversificada, que combina prática, reflexão e celebração da cultura afro-brasileira:

* Oficinas Práticas: Capoeira Angola, samba rural e ritmos percussivos.

* Rodas de Capoeira: Integração de turistas, moradores e capoeiristas em celebrações que exaltam ancestralidade e resistência.

* Rodas de Conversa e Seminários: Discussão sobre o papel da Capoeira na justiça social e liderança comunitária.

* Apresentações Culturais: Mostras de música, dança, poesia e talentos locais.

Afroturismo e Sustentabilidade

O evento reforça a importância do afroturismo no cerrado, evidenciando a rica contribuição das tradições afro-brasileiras. Além de promover a Capoeira, reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, a iniciativa fortalece a economia local, gerando renda para pequenos produtores, pousadas e restaurantes da região.

O 4º Encontro dos Angoleiros do Sertão – Etapa DF posiciona o Distrito Federal como referência em turismo cultural e sustentável, promovendo um diálogo entre o passado e o presente, a partir da Capoeira Angola e de outras manifestações culturais afro-brasileiras.

fotos: Ricardo Franco

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cultura
Sobre Cultura
No Centro Cultural Basileu Toledo França todos os dias você tem um encontro marcado com a cultura Jataiense e Goiana. Visite nosso Centro Cultural, ele fica na Avenida Goiás no antigo Olho D´agua.
Jataí, GO
Atualizado às 11h05
25°
Parcialmente nublado

Mín. 18° Máx. 27°

25° Sensação
4.63 km/h Vento
70% Umidade do ar
100% (6.22mm) Chance de chuva
Amanhã (20/01)

Mín. 18° Máx. 27°

Chuva
Amanhã (21/01)

Mín. 18° Máx. 27°

Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias