O Centro-Oeste apresentou uma queda expressiva no consumo de energia em novembro de 2024, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com dados apurados pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE. Na região, o estado com maior queda foi o Mato Grosso, com um recuo de 14,2% na demanda, seguido por Goiás, com retração de 12%.
Além disso, o Distrito Federal apresentou uma diminuição de 8,7% e o Mato Grosso do Sul uma redução de 6,2%, consolidando a região como a única do país com números negativos registrados em todos os estados. Responsável por acompanhar em tempo real os indicadores e tendências do setor elétrico para apoiar seu desenvolvimento, a Câmara avalia que o recuo ocorreu por conta das temperaturas com máximas inferiores na maior parte do país, característica que ocasiona o uso menos intensivo de aparelhos de ar-condicionado e ventiladores.
Todos os estados do país, exceto o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, apresentaram um calor menos intenso em novembro de 2024 frente ao mesmo mês de 2023, quando o fenômeno El Niño trouxe ondas de calor no Sudeste e na região central do Brasil. No país como um todo, a queda registrada no consumo foi de 1,5%, com 71.153 MW médios de demanda apurada. Essa é primeira queda após 12 meses de altas consecutivas.
Sobre a CCEE
A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos responsável por tornar possível a compra e a venda de eletricidade no país e garantir que esse insumo essencial chegue à população e aos setores produtivos. Desde 1999, reúne geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores em um único propósito: desenvolver mercados eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade. Suas operações envolvem tanto o ambiente de contratação livre como o regulado.
Fonte:
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 27°
ChuvaMín. 18° Máx. 27°
Chuva