A soja é uma das culturas mais relevantes da nossa região, se destacando em várias frentes. Além das exportações e do seu uso convencional, você sabia que esse produto é um importante aliado do veganismo?
O veganismo não envolve somente alimentação, é um estilo de vida em que qualquer produto, seja comida, roupa, cosmético, entre outros, que envolva sofrimento animal não é consumido. O movimento representa uma decisão que demonstra um compromisso com a saúde, o planeta e o bem-estar dos animais.
Suziane Martins Severino, professora de Nutrição da Faculdade Una Jataí, explica que “o principal nutriente substituído é a proteína de carne por proteínas de origem vegetal, como soja, feijão, ervilha, grão-de-bico e lentilhas, são possíveis e de boa qualidade”. A soja, grande protagonista da nossa região, pode ser usada para produzir diversas receitas, como tofu, tempeh, edaname, hamburguês, salsichas, snacks, ensopados, leites, smothies, saladas e molhos.
Os alimentos consumidos por veganos diminuem o menor risco de doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e certos tipos de câncer. Além disso, uma alimentação baseada em plantas como a soja é rica em fibras, vitaminas e antioxidantes, promovendo um estilo de vida mais saudável.
Mín. 19° Máx. 23°
Mín. 20° Máx. 26°
Chuvas esparsasMín. 18° Máx. 28°
Chuva