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Educação Cidades goianas

Das 50 cidades com maiores notas no fim do ensino fundamental, duas são de Goiás

Estrela do Norte e Rio Verde apareceram com 6,4 no ranking do Ideb

19/08/2024 10h13 Atualizada há 5 meses
Por: Redação Fonte: Jornal Opção
Foto: Divulgação digital
Foto: Divulgação digital

Por Giovanna Campos / JO

Das 50 cidades com as maiores notas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) no 9º ano do ensino fundamental, duas são do Estado de Goiás: Estrela do Norte e Rio Verde. O estado atingiu a maior nota do país, com média 4,8, e também ficou entre as únicas três unidades da federação que atingiram a meta do Ideb, juntamente com Pernambuco e Piauí. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 14, pelo Ministério da Educação.

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Goiás alcançou 6,3 pontos nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º). O resultado representa um avanço de 0,1 ponto a mais do que a meta estabelecida para o estado no primeiro ciclo do Ideb (2007-2021). Nos anos finais (6º ao 9º) do ensino fundamental, Goiás também atingiu a meta, com 5,5 pontos. Já o ensino médio registrou 4,8 pontos, ficando abaixo da meta do Ideb projetada para o estado.  

O Ceará tem se destacado no cenário educacional do Brasil, especialmente com a presença de 20 cidades entre as 50 melhores redes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Esse sucesso pode ser atribuído à criação de um sistema eficiente de repasse de recursos e apoio pedagógico desenvolvido pelo governo estadual, que tem incentivado boas práticas de ensino em municípios menores. O impacto positivo dessa estratégia foi tão significativo que o ex-governador Camilo Santana, que esteve à frente dessas iniciativas, foi nomeado Ministro da Educação.

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Além do Ceará, os municípios de Alagoas também se destacaram, com seis cidades entre as 50 melhores redes do país no Ideb deste ano.

O Sudeste também está representado na lista, com sete cidades: Itápolis, Conchal, Emilianópolis, Águas de São Pedro, Américo de Campos e Mogi das Cruzes, todas em São Paulo, e Miracema, no Rio de Janeiro.

No Sul, cinco cidades se destacaram: São Vendelino, Picada Café e Coronel Pilar, no Rio Grande do Sul, além de Iporã do Oeste e Luzerna, em Santa Catarina. Veja ao final o ranking com as 50 maiores notas.

Cidades com maiores notas

Santana do Mundaú (AL) – 9,3
Pires Ferreira (CE) – 9,2
Deputado Irapuan Pinheiro (CE) – 8,8
Coruripe (AL) – 8,7
Catunda (CE) – 8,4
União dos Palmares (AL) – 8,4
Ararendá (CE) – 8,3
Novo Oriente (CE) – 8,2
Sobral (CE) – 7,9
Jijoca de Jericoacoara (CE) – 7,8
São José da Laje (AL) – 7,8
Monsenhor Tabosa (CE) – 7,5
Milhã (CE) – 7,4
Independência (CE) – 7,3
Tamboril (CE) – 7,3
Teotônio Vilela (AL) – 7,3
Cruz (CE) – 7,2
Demerval Lobão (PI) – 7,0
Iporã do Oeste (SC) – 7,0
Ipaporanga (CE) – 6,9
São Vendelino (RS) – 6,9
Bom Jesus (PI) – 6,8
Itápolis (SP) – 6,8
Casinhas (PE) – 6,7
Conchal (SP) – 6,6
Emilianópolis (SP) – 6,6
Picada Café (RS) – 6,6
Buriti dos Montes (PI) – 6,5
Nova Olinda (CE) – 6,5
Pedra Branca (CE) – 6,5
Bonito (PE) – 6,5
Miracema (RJ) – 6,5
Águas de São Pedro (SP) – 6,5
Coronel Pilar (RS) – 6,5
Bela Cruz (CE) – 6,4
Brejo Santo (CE) – 6,4
Groaíras (CE) – 6,4
São Domingos do Cariri (PB) – 6,4
Betânia (PE) – 6,4
Panelas (PE) – 6,4
Jequiá da Praia (AL) – 6,4
Américo de Campos (SP) – 6,4
Mogi das Cruzes (SP) – 6,4
Luzerna (SC) – 6,4
Estrela do Norte (GO) – 6,4
Rio Verde (GO) – 6,4
Itaiçaba (CE) – 6,3
Uruoca (CE) – 6,3
Custódia (PE) – 6,3
Dom Basílio (BA) – 6,3

Ideb
O Ideb é uma medida composta por resultados referentes à aprovação dos estudantes (fluxo escolar) e às médias de desempenho nas avaliações. É calculado a partir dos dados do Censo Escolar e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Varia de 0 a 10, de modo que quanto melhor o desempenho dos alunos e mais alto o número de aprovados, maior é o Ideb.  

O Indicador foi criado em 2007, mesmo momento em que se estabeleceu o “Compromisso Todos pela Educação” (Decreto nº 6.094/2007), com metas a serem atingidas por cada estado brasileiro, o Distrito Federal, bem como resultados projetados para cada unidade escolar. O primeiro ciclo do Ideb se encerrou em 2021. Em janeiro de 2024, o Inep instituiu um Grupo Técnico (GT Novo Ideb), com o objetivo de elaborar um estudo técnico para subsidiar o MEC na atualização do Índice e das novas metas.  

Fonte: Jornal Opção

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