Terça, 23 de Julho de 2024 21:10
64 99648-7654
Geral Energia limpa

A Europa instalou tanta energia renovável que agora tem um "problema" incomum:

 excesso de eletricidade produzida e não utilizada

28/06/2024 10h00
Por: Gideone Rosa Fonte: IGN Brasil
Foto: Divulgação digital
Foto: Divulgação digital

Continente precisa de melhor infraestrutura para gerir a superprodução de energias renováveis.

BY GABRIEL SALES 

A Europa está instalando mais capacidade de energia eólica e solar do que os Estados Unidos, criando um "problema" inusitado: eletricidade extremamente barata.

O caso da Espanha - Na Espanha, o sol brilha forte entre das 11h00 às 19h00, de modo que os preços da energia podem cair para zero ou até mesmo negativos. Um exemplo extremo foi o mês de abril, um mês precedido por fortes chuvas em que a procura de eletricidade foi coberta durante muitos momentos pela geração de energia hidroelétrica, eólica e solar.

O caso da Alemanha - A Alemanha não é um país conhecido pelos seus dias ensolarados, mas também tem registado preços negativos pela eletricidade em horas específicas do dia, graças à abundância de energia eólica.

Depois de anos difíceis para os preços do gás após a invasão da Rússia à Ucrânia, os preços pela eletricidade foram negativos em 301 dos 8760 horários de negociação em 2023 no mercado alemão. A quota de energia renovável da Alemanha é de 51,8%.

Uma energia intermitente - A energia a custo zero pode ser um sonho tornado realidade para os consumidores, mas representa um enorme dilema para os reguladores europeus. Embora a Europa produza mais energia renovável do que nunca, o continente não a utiliza de forma eficiente.

A energia eólica e solar não são constantes nem totalmente previsíveis, resultando em períodos de geração excessiva. A Europa não está aproveitando esse excedente de energia, tendo de compensar esse excedente ligando centrais de gás e outras fontes de energia capazes de ajustar a sua produção em tempo real.

O "lado ruim" da luz barata - Com a procura muitas vezes coberta pelas energias renováveis, mas incapaz de tirar vantagem de um excedente cada vez maior, a Europa vê, por um lado, como os preços da energia são reduzidos no mercado e, por outro, como os lucros dos investidores em eletricidade são reduzidos.

Na Alemanha, a taxa de captação de painéis solares (relação entre o preço que um produtor de energia renovável obtém pela sua eletricidade e o preço médio da electricidade no mercado grossista) caiu de 80%, em 2021, para para 50% em maio deste ano.

Três possíveis soluções. Existem três formas de atacar este problema para fazer melhor uso da energia: melhorar a interligação da rede elétrica, deslocar a demanda para horas de abundância de energia e armazenar o excesso de energia para utilização em horas posteriores. Não é um mar de rosas, obviamente.

Melhorar a interconexão da rede poderia aproveitar 42 terawatts-hora de eletricidade que de outra forma seriam desperdiçados, mas a expansão da rede produz relutância local e aumenta os custos.
A transição de fontes de procura flexíveis, como o carregamento de veículos elétricos, para tempos de abundância de energia exige contadores inteligentes, cuja instalação está avançando em muitos países, mas de forma mais lenta do que a expansão das energias renováveis.

Por último, projetos de armazenamento para aumentar a flexibilidade da rede, seja com baterias de lítio de grande escala, seja por meio de instalações de armazenamento de longo prazo em baterias de areia, como está sendo testado na Finlândia, e baterias hidroelétricas, como planejado em reservatórios na Espanha.
Uma questão de incentivos - Todos os grandes projetos necessitam de grandes incentivos, especialmente se acabarem sendo ampliados aos consumidores. Um incentivo ao armazenamento de energia em veículos elétricos, por exemplo, poderia levar os consumidores a ajudar a absorver o excesso de energia nos seus próprios automóveis, resolvendo em parte o problema do excedente de energia produzida e desperdiçada.

*Texto traduzido do site parceiro Xataka / IGN Brasil

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jataí, GO
Atualizado às 20h03
20°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 29°

19° Sensação
2.81 km/h Vento
38% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 15° Máx. 31°

Tempo limpo
Amanhã (25/07)

Mín. 16° Máx. 33°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias