Terça, 23 de Julho de 2024 20:25
64 99648-7654
Comportamento Diversidade

Pais defendem discussão sobre diversidade e inclusão em sala de aula, aponta pesquisa 

Melhor Escola revela que 83,45% dos responsáveis consideram fundamental abordar os temas diversidade e inclusão no ambiente escolar

25/06/2024 15h21
Por: Gideone Rosa Fonte: Melhor Escola
Foto: Divulgação digital
Foto: Divulgação digital

Na semana em que se comemora o Dia do Orgulho LGBTQIA+, levantamento realizado pelo marketplace educacional Melhor Escola revela que 83,45% dos responsáveis consideram fundamental abordar os temas diversidade e inclusão no ambiente escolar
 
Em 28 de junho é comemorado o Dia do Orgulho LGBTQIA+, data que reacende o debate sobre a importância de discutir inclusão e diversidade na sociedade, incluindo o ambiente escolar. De acordo com um levantamento realizado pelo marketplace educacional Melhor Escola, com pais e responsáveis de estudantes da educação básica, 78,68% dos entrevistados consideram práticas voltadas para inclusão e diversidade como muito importantes na hora de escolher onde matricular seus filhos. Além disso, 83,45% dos participantes acreditam ser relevante que o assunto seja abordado em sala de aula. 

O levantamento consultou 441 pessoas responsáveis por crianças e jovens matriculados na educação básica, sendo 66,21% do ensino privado e 33,79% do ensino público. Dos estudantes, 23,13% estão no Ensino Infantil, 41,5% no Ensino Fundamental I, 24,72% no Ensino Fundamental II e 10,66% no Ensino Médio. Sobre a abordagem dos temas em sala de aula, os entrevistados citam o desejo de que eles sejam trabalhados de forma lúdica, com naturalidade, respeito e leveza.

Sobre a melhor estratégia para tratar a inclusão e diversidade, um dos pais respondeu que seria "orientando o aluno a ter respeito pelo outro em todos os aspectos". Um responsável considera importante se posicionar de forma neutra e não impor escolhas.

Outra entrevistada complementa que é importante mostrar que "a sociedade é formada por pessoas diferentes e todos devem ser respeitados". Uma pequena parcela (16,55%) expressou a visão de que o assunto não é relevante para ser trabalhado em sala de aula. 

Para Sérgio Andrade, sócio fundador do Melhor Escola, os resultados da pesquisa mostram que os pais e responsáveis estão cada vez mais cientes da importância da inclusão e diversidade na formação educacional. "As escolas precisam proporcionar um ambiente acolhedor e respeitoso, onde todos os alunos se sintam representados e incluídos. A própria Lei de Diretrizes e Bases para Educação coloca, entre os princípios da Educação, o respeito à liberdade e o apreço à tolerância. Os dados da nossa pesquisa mostram que os pais estão atentos à necessidade de o ambiente escolar abarcar essas questões", pontua. 

Sobre o Melhor Escola
O Melhor Escola é o principal site de bolsas de estudos do país, que conecta alunos a escolas da educação básica, com descontos que podem chegar a 80%. Criado em 2012, o site possui mais de 7 mil escolas parceiras e já matriculou mais de 40 mil alunos na rede privada de ensino. 

O site também conta com informações de todas as escolas cadastradas no MEC (mais de 180 mil). Seus fundadores, Juliano Souza e Sérgio Andrade, acreditam que o acesso à educação pode mudar o mundo.

Em 2019, o Melhor Escola se juntou ao Quero Bolsa, do grupo Quero Educação, maior site de serviços de educação da América Latina. Juntas, as instituições já matricularam mais de 1 milhão de alunos no ensino privado. Saiba mais sobre o Melhor Escola.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cultura
Sobre Cultura
No Centro Cultural Basileu Toledo França todos os dias você tem um encontro marcado com a cultura Jataiense e Goiana. Visite nosso Centro Cultural, ele fica na Avenida Goiás no antigo Olho D´agua.
Jataí, GO
Atualizado às 20h03
20°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 29°

19° Sensação
2.81 km/h Vento
38% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 15° Máx. 31°

Tempo limpo
Amanhã (25/07)

Mín. 16° Máx. 33°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias