Terça, 18 de Junho de 2024 11:33
64 99648-7654
Geral Espetáculo

Ap. de Goiânia - Coletivo Justina apresenta Dr. Raimundo no Jardim Paraíso

Depois de uma circulação inédita por Guiné-Bissau, o Coletivo Justina leva espetáculo “Dr. Raimundo” para a Região do Jardim Paraíso, em Aparecida de Goiânia, para a casa da família Pereira

06/06/2024 09h35 Atualizada há 2 semanas
Por: Gideone Rosa Fonte: JN-Goiás Press
Takaiuna apresenta Dr. Raimundo em Escola de Guiné-Bissau, no Continente Africano
Takaiuna apresenta Dr. Raimundo em Escola de Guiné-Bissau, no Continente Africano

Depois de ser apresentado no Continente Africano, é a vez dos moradores de Aparecida de Goiânia voltarem a receber em suas casas o espetáculo "Dr. Raimundo”, através do projeto “Teatro nos Quintais”.

No sábado, 08 de junho, 19h, acontece uma nova apresentação do espetáculo infantil “Dr. Raimundo”, encenado pela atriz Takaiuna, do Coletivo Justina. A performance teatral será no quintal da família Pereira, no Jardim Paraíso, em Aparecida de Goiânia. O evento é gratuito e aberto à comunidade da região, sendo as crianças e seus familiares o público-alvo.

As apresentações do Projeto “Teatro nos Quintais” seguem até novembro e ainda podem ser agendadas por moradores do município, entrando em contato com o grupo através da página www.instagram.com/coletivojustina.

Segundo seus realizadores, um dos objetivos do Coletivo Justina é oferecer programação artística e cultural gratuita em todas as regiões de Aparecida de Goiânia, promovendo a aproximação do fazer artístico e estético das comunidades locais e seus territórios. A ação também tem o propósito de realizar um mapeamento cultural da cidade, através do contato direto com seus moradores.

Após cada apresentação, acontece também uma oficina-diálogo com as pessoas presentes, com o propósito de capturar um retrato cultural do município. Uma escuta afetiva sobre as demandas dos territórios a que pertencem os espectadores.

Teatro nos Quintais foi contemplado pelo Edital nº 20/2023 de Pontos de Cultura da Lei Federal Paulo Gustavo, por meio da Secult Goiás.

Dr. Raimundo acaba de chegar de Guiné-Bissau

Dr. Raimundo acaba de chegar do continente africano, onde foi apresentado a crianças da Guiné-Bissau como parte do projeto “Dr. Raimundo Mundo Afora”. Por se tratar de um espetáculo com recursos de acessibilidade e realizado de maneira a interagir com os pequenos, a participação das crianças e de seus familiares é sempre uma experiência rica e repleta de referências culturais da própria localidade onde se apresenta, diz a atriz Takaiuna. Segundo a arte-educadora, os recursos de contação de histórias e de uma dramaturgia de base comunitária promovem uma comunicação espontânea e autêntica, como ocorreu na África Ocidental.

Adaptado originalmente do livro infantojuvenil "A Terra dos Meninos Pelados", de Graciliano Ramos (1939), Dr. Raimundo busca manter características importantes do original, como os elementos de inclusão e diversidade – uma vez que Raimundo é um menino diferente dos demais. Por isso mesmo, os bonecos utilizados durante a contação de história possuem uma diversidade de cores e gêneros, trazendo diferentes estéticas para o encontro com as crianças e suas diversidades.

Ponto de Cultura Coletivo Justina

Fundado em 2016, o Coletivo Justina tem como prática estético-política o exercício de experimentação que cabe em vários segmentos artísticos e culturais. O Coletivo tem suas ações culturais inspiradas na fronteira entre a ancestralidade, o comunitário e a arte. Sua sede é em Aparecida de Goiânia. Nos últimos anos, o Ponto de Cultura Justina vem realizando atividades de formação, pesquisa e circulação artística por vários estados do Brasil, como Ceará, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal. Suas ações e pesquisas também movimentam experiências internacionais. Na América Latina, tem articulado com grupos e artistas da Argentina, Equador, Bolívia e México, onde trabalhou em parceria com o Programa Iberscena para a direção de espetáculo e construção dramatúrgica a partir da realidade de crianças e adolescentes locais. Itália, Israel e o Estado da Palestina também foram visitados por membros do Coletivo, tecendo uma rede afetiva de trocas simbólicas e estéticas.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jataí, GO
Atualizado às 11h03
26°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 28°

25° Sensação
3.85 km/h Vento
26% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/06)

Mín. 15° Máx. 30°

Tempo limpo
Amanhã (20/06)

Mín. 16° Máx. 31°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias