Terça, 18 de Junho de 2024 13:29
64 99648-7654
Geral Câmara em ação

Legislativo Municipal - Aprovada ajuda a desabrigados do Rio Grande do Sul

Serão repassados ao Rio Grande do Sul 200 mil Reais em ajuda

16/05/2024 09h17
Por: Gideone Rosa Fonte: Secom Câmara
Foto: Divulgação digital
Foto: Divulgação digital

Este valor foi definido por meio de emenda apresentada por todos os vereadores.

Em sessão extraordinária realizada nesta terça-feira, dia 14, no plenário João Justino de Oliveira, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei enviado pelo executivo que autoriza o município de Jataí a abrir Crédito Adicional Especial no orçamento em vigor para suportar as despesas oriundas do repasse de verbas ao Estado do Rio Grande do Sul, na quantia de R$ 200 mil. Este valor foi definido por meio de emenda apresentada por todos os vereadores.

Câmara Jataí - Câmara abre inscrições para Programa de Estágio - Portal da Câmara Municipal de Jataí - Estado de Goiás

O estado gaúcho tem sido atingido por fortes chuvas, que têm levado a alagamentos e inundações de centenas de municípios, inclusive na capital Porto Alegre. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) explica que o período de abril e o início de maio de 2024 ainda tem influência do El Niño – fenômeno responsável por aquecer as águas do pacífico ajudou a bloquear as frentes frias e concentrar os sistemas de áreas de instabilidade na altura do Rio Grande do Sul, o que causou a chuva intensa em parte do estado gaúcho e do sul de Santa Catarina. Além dessa condição, a temperatura do Oceano Atlântico Sul está bem mais elevada e também contribui para aumentar a umidade, intensificando as chuvas.

De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, o dinheiro doado servirá para recuperar estradas e escolas, além de construção de casas para as pessoas desabrigadas. Até o momento, 850 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas fortes em 345 municípios. São quase 122 mil desalojadas, e outras 19 mil estão em abrigos do governo, segundo também a Defesa Civil.

“Essa verba será destinada para abrigar e acolher centenas de crianças, idosos, mulheres e homens desabrigados e que sofrem psicologicamente e fisicamente devido à força da natureza”, explicou o prefeito Humberto Machado. “Nunca se deve cogitar que haverá concorrência desleal no pleito eleitoral e/ou abuso do poder econômico, é uma situação muito além de vedações legais. Trata-se de uma assistência humanitária, privilegiando a vida, a saúde e a dignidade da pessoa humana, protegida e garantida pela Constituição Federal”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jataí, GO
Atualizado às 11h03
26°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 28°

25° Sensação
3.85 km/h Vento
26% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/06)

Mín. 15° Máx. 30°

Tempo limpo
Amanhã (20/06)

Mín. 16° Máx. 31°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias