Quinta, 18 de Julho de 2024 04:03
64 99648-7654
Internacional Combustíveis

Cuba aumentará o combustível em 500% a partir de 1º de março

Cuba enfrenta uma crise crônica de combustíveis, que se agravou em abril de 2023.

28/02/2024 16h28
Por: Gideone Rosa Fonte: IstoÉ Dinheiro
Foto: Divulgação digital
Foto: Divulgação digital

De Redação / Isto É Dinheiro

O aumento da gasolina em Cuba em mais de 500% entrará em vigor na sexta-feira, 1º de março, um mês após a data inicialmente prevista, informou o Governo nesta quarta-feira (28).

Vladimir Regueiro, ministro das Finanças e dos Preços, também ratificou a partir de sexta-feira o aumento de 25% nas tarifas de eletricidade para os setores de maior consumo, como parte de uma bateria de medidas anunciadas em dezembro para 2024 com o objetivo de reduzir o déficit fiscal do país.

“A partir de 1º de março será implementada a medida de atualização dos preços de varejo dos combustíveis e aumento de 25% na tarifa de energia elétrica para clientes que consomem mais de 500 quilowatts/hora”, publicou o jornal Granma em seu site, atribuindo a informação ao ministro.
O aumento da gasolina tem causado grande preocupação na população, que espera um aumento dos preços no país.

Em janeiro, houve aglomerações e longas filas nos postos de gasolina, antes de o governo adiar a sua entrada em vigor, alegando “um incidente de cibersegurança em sistemas informáticos”.

Nessa mesma semana, foi demitido o ministro da Economia, Alejandro Gil, um dos políticos mais destacados da ilha até então e que tinha admitido que o governo não poderia continuar subsidiando os combustíveis.

A autoridade disse nesta quarta-feira que o mau funcionamento cibernético foi resolvido.

Cuba enfrenta uma crise crônica de combustíveis, que se agravou em abril de 2023. O presidente Miguel Díaz-Canel a atribuiu ao descumprimento dos compromissos por parte dos países que fornecem petróleo à ilha porque enfrentam “uma situação energética complexa”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jataí, GO
Atualizado às 03h31
15°
Parcialmente nublado

Mín. 15° Máx. 29°

14° Sensação
1.2 km/h Vento
59% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/07)

Mín. 15° Máx. 31°

Tempo limpo
Amanhã (20/07)

Mín. 15° Máx. 31°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias