Terça, 23 de Julho de 2024 21:41
64 99648-7654
Educação Greve

Administrativos da Educação em Goiânia decidem retomar greve a partir desta terça (27)

Decisão foi tomada após os trabalhadores se reunirem em assembleia, na última quinta-feira, 22

23/02/2024 10h36
Por: Gideone Rosa Fonte: Mais Goiás
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Por Domingos Ketelbey / Mais Goiás

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego) decidiu, nesta quinta-feira (22), retomar a greve dos administrativos, em Goiânia, alegando que a prefeitura descumpriu o acordo em apresentar um novo plano de carreira. O assunto chegou a ir para o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), que tentou por três vezes conciliação em torno da pauta.

A decisão foi tomada após os trabalhadores se reunirem em assembleia. Com o indicativo de greve decretado, a paralisação terá início oficial na próxima terça-feira (27), de acordo com a presidente do Sintego, a deputada estadual Bia de Lima (PT).

Vale lembrar, os trabalhadores da educação ficaram por mais de 40 dias com os braços cruzados, entre o dia 2 de outubro e 14 de novembro do ano passado. À época, eles pediam o pagamento da data-base 2023, a equiparação no auxílio locomoção e o envio imediato do Novo Plano de Carreira para a Câmara Municipal. 

Naquele momento, o movimento teve fim após acordo com relação ao auxílio locomoção e o pagamento da data-base. A categoria, no entanto, topou deixar para dezembro a discussão em torno do plano de carreira. É justamente isso que não foi cumprido pela prefeitura de Goiânia, de acordo com os grevistas.

“Falta de zelo”
A presidente do Sindicato destacou que tentou todos os recursos de diálogo junto ao paço municipal, mas não houve retorno algum que pudesse evitar a greve. “O Sintego com responsabilidade e muito zelo vem conduzindo e garantindo avanços. Por falta de empenho por parte do paço municipal, a categoria hoje [quinta] aprovou por unanimidade a retomada da greve na próxima terça-feira”, afirmou Bia de Lima. 

Junto com a greve decretada, a categoria estabeleceu uma agenda de atividades para os próximos dias, em uma tentativa de dar corpo ao movimento. Além do início da paralisação, eles vão se reunir com o desembargador da Justiça do Trabalho, Fernando Braga, no dia 4 de março e, no dia seguinte, haverá uma assembleia na Câmara dos Vereadores.

Fonte: Mais Goiás

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Cultura
Sobre Cultura
No Centro Cultural Basileu Toledo França todos os dias você tem um encontro marcado com a cultura Jataiense e Goiana. Visite nosso Centro Cultural, ele fica na Avenida Goiás no antigo Olho D´agua.
Jataí, GO
Atualizado às 20h03
20°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 29°

19° Sensação
2.81 km/h Vento
38% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 15° Máx. 31°

Tempo limpo
Amanhã (25/07)

Mín. 16° Máx. 33°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias