Quinta, 18 de Julho de 2024 05:38
64 99648-7654
Geral Luz de ré

Por que alguns carros têm só uma luz de ré?

Andar sem luz de ré dá multa?

02/02/2024 15h01
Por: Gideone Rosa Fonte: CanalTech
Farol de ré, ou luz de ré, pode estar de um só lado, segundo Código de Trânsito Brasileiro (Imagem: Halayalex/Freepik/CC)
Farol de ré, ou luz de ré, pode estar de um só lado, segundo Código de Trânsito Brasileiro (Imagem: Halayalex/Freepik/CC)

Por Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira / CanalTech

Você já deve ter reparado que nem todos os carros que rodam por aí possuem luzes de ré em ambas as lanternas traseiras, mas, provavelmente, nunca parou para pensar o porquê disso, não é mesmo?

A razão pela qual alguns carros têm somente uma luz de ré é bastante simples, mas, antes de revelarmos qual o motivo de certos modelos apresentarem luzes em ambos os lados e outros não, é importante se atentar ao que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O Anexo I, referente aos "conceitos e definições", deixa claro qual a função do “farol de ré”. Segundo o texto, trata-se da “luz do veículo destinada a iluminar atrás do veículo e advertir aos demais usuários da via que o veículo está efetuando ou a ponto de efetuar uma manobra de marcha à ré”.

Não há, portanto, qualquer trecho na lei que obrigue os carros a saírem de fábrica com duas luzes de ré. O próprio termo “farol de ré” é utilizado no singular, e deixa explícita a exigência de “uma luz” com a função de sinalizar o uso da marcha reversa.

Luz de ré queimada
Há uma diferença fundamental entre carros que têm somente uma luz de ré e os que têm “somente uma funcionando”, e é importante esclarecer o que isso significa para não correr o risco de ser multado.

Como já explicamos, os carros fabricados com apenas uma luz de ré estão aptos para rodar conforme o CTB, mas isso não significa que os veículos equipados com duas luzes podem transitar por aí com uma delas queimada ou sem funcionar — por qualquer que seja o motivo.

A lei determina que o carro precisa ter “somente uma luz de ré”, mas isso é válido desde que o lado que não vá acender não possua também uma lanterna branca (usada exclusivamente para essa função).

Isso significa que, caso existam duas luzes de ré em um determinado carro, mas apenas uma delas acender quando a marcha for engatada, algo está errado com o sistema ou, então, uma das luzes está queimada.

Seja qual for o problema, nesses casos o proprietário do carro estará sujeito à multa, já que, originalmente, o modelo em questão saiu de fábrica com dois faróis de ré e, por conta disso, tem a obrigação de manter ambos funcionando corretamente.

Por que alguns carros têm só uma luz de ré?
A razão, ou melhor, as razões que explicam o porquê alguns carros têm só uma luz de ré são distinas. A primeira delas, como já explicamos, é porque a legislação em vigor no Brasil, mais precisamente a Resolução número 14/1998 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), permite.

A segunda está ligada a fatores econômicos. Afinal, quando os carros são fabricados com apenas um farol de ré, e não dois, como era costume antigamente, as montadoras economizam em lâmpadas, terminais, fiação dos chicotes e demais componentes. 

Andar sem luz de ré dá multa?
Andar com a luz de ré queimada ou com a parte branca da lanterna quebrada é uma infração que está prevista no Art. 230 do CTB e, por conta disso, passível de multa ao condutor flagrado com o veículo com a iluminação irregular.

Segundo o código, “conduzir o veículo com defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas” é infração média. Isso significa a adição de 4 pontos na CNH, além de multa de R$ 130,16 e possível retenção do veículo.

Fonte: CanalTech

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tecnologia
Sobre Tecnologia
Tecnologia presente no JN
Jataí, GO
Atualizado às 03h31
15°
Parcialmente nublado

Mín. 15° Máx. 29°

14° Sensação
1.2 km/h Vento
59% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/07)

Mín. 15° Máx. 31°

Tempo limpo
Amanhã (20/07)

Mín. 15° Máx. 31°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias