Quinta, 18 de Julho de 2024 04:37
64 99648-7654
Internacional Tecnologia

Carreira em TI: 3 dicas para ingressar no mercado de tecnologia em 2024

O Brasil deve estar entre os países com a maior taxa de crescimento anual no mercado de TI com 12% de aumento

17/01/2024 09h13
Por: Gideone Rosa Fonte: FCâmara
Foto: Divulgação digital
Foto: Divulgação digital

O Brasil deve estar entre os países com a maior taxa de crescimento anual no mercado de TI com 12% de aumento confirmando que o setor continua aquecido em 2024 

O mercado de tecnologia continua aquecido em 2024, segundo um estudo da consultoria tech IDC, o Brasil deve estar entre os países com a maior taxa de crescimento anual no mercado de TI com 12% de aumento, porcentagem superior à de países vizinhos como Colômbia (10%) – superando até mesmo aos Estados Unidos (9%).

“O mercado está se ajustando e voltando aos poucos a um ritmo equilibrado após as mudanças dos últimos anos. Ainda assim, tem muito espaço para ajudar profissionais que estejam migrando entre áreas a construir seus projetos e alavancar sua carreira”, comenta Joel Backschat, CIO da multinacional brasileira FCamara, ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios, e fundador da comunidade Orange Juice. Ele aponta que o setor de TI é um dos mais procurados na hora da migração. “Independentemente se a pessoa decide permanecer na área ou não, sempre acaba sendo uma experiência enriquecedora”, diz.

As empresas estão se digitalizando mais rápido e ter experiências no currículo que envolvam a área de tecnologia se torna um diferencial. Programas de formação, por exemplo, contribuem para essas oportunidades. “Eles auxiliam as pessoas não só a conseguir o primeiro emprego na área, mas também mostram o que estudar, quais fatores comportamentais são diferenciais e abrem a porta para o dia a dia da empresa. Participar dessas iniciativas ajuda a entender como as empresas funcionam e encurtam o tempo de entrada nesse mercado tão almejado”, explica o CIO.

Pensando nisso, o executivo do Grupo FCamara aponta 3 dicas para quem quer iniciar a carreira na área de TI. Confira:

Seja flexível
Ambientes de tecnologia são cercados de inovação. É preciso ter a mente aberta para cenários e opiniões diferentes. “Uma vez que passamos por vários momentos em que é necessário criar algo do zero, inovar e pensar fora da caixa, não podemos ter a visão fechada para pontos de vista distintos. É importante deixar explícito na hora do recrutamento que você é aberto a opiniões contrárias”, explica o CIO.

Invista no seu futuro
Novas tecnologias surgem e morrem todos os dias, mas é preciso estar atualizado e aprender a surfar as ondas, sejam elas quais forem. “O estudo consistente é uma necessidade real no mundo da tecnologia. É muito importante separar um tempo saudável para estar sempre atualizado. Experimente dedicar 1 hora por dia para estudar, ler ou se atualizar sobre mercado”, indica Joel.

Você não trabalha sozinho
Os times estão mais integrados do que nunca e saber trabalhar em equipe é uma peça-chave para a contratação. “Todos que trabalham em TI precisam ter uma comunicação muito ativa. A ideia de que um desenvolvedor tem que trabalhar afastado de tudo e de todos ficou no passado. Os desafios que a TI precisa resolver nos dias atuais são grandes demais para apenas uma pessoa lidar, a carga cognitiva é alta e demanda que seja compartilhada. Assim, se você souber apresentar na entrevista que sabe trabalhar em conjunto com colegas, e claro, colocar isso em prática no dia a dia, com certeza terá resultados satisfatórios”, finaliza Backschat.

Sobre a Orange Juice

É um ecossistema tech criado com o intuito de guiar, ajudar e incentivar iniciantes ou já amantes da tecnologia em suas carreiras. É voltada a qualquer pessoa interessada em tecnologia, mesmo aquelas já experientes no mercado, mas que entendem a importância de trocar experiências e compartilhar conhecimentos. A Orange Juice conta com podcasts, lives e trilhas de estudos, um blog com diversos conteúdos, que possibilita a interação dos seguidores com especialistas da FCamara, que patrocina a comunidade, e também de outras grandes empresas, com objetivo de mostrar diferentes visões do mercado. Hoje, a comunidade soma mais de 7 mil membros, mais de 20 mil assinantes na newsletter e impacta mais de 150 mil pessoas para ingressarem na área tech. A comunidade tem mais de 50 parceiros, entre edtechs, ONGs e clientes do próprio Grupo FCamara.

Sobre a FCamara 

A FCamara, multinacional brasileira, é um ecossistema de tecnologia e inovação que potencializa o futuro de negócios integrando visão estratégica com execução inteligente, lado a lado com seus clientes, para proporcionar experiências transformadoras. Com um time altamente especializado, o grupo atua em Transformação Digital, E-commerce & Marketplace, Inovação, Cloud & Cibersegurança, Open Finance & Open Insurance, Data & Analytics e Marketing Digital, junto aos principais players de varejo, saúde, seguros, mercado financeiro, indústria e outros segmentos. Foi eleita 5 vezes a Melhor Empresa na categoria de serviços de e-commerce pela ABComm, reconhecida na categoria Transformação pelo ISG Paragon Awards, líder no quadrante Agile Application Development Projects, no estudo ISG Provider Lens™ Next Gen ADM Services. A empresa também é líder em soluções digitais, considerada a maior empresa de serviços para e-commerce da América Latina. Hoje, o grupo conta com operações no Brasil, Europa e Reino Unido, e mais de 1.000 empresas atendidas em sua história. Saiba mais em www.fcamara.com.

Fonte: FCamara

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Tecnologia
Sobre Tecnologia
Tecnologia presente no JN
Jataí, GO
Atualizado às 03h31
15°
Parcialmente nublado

Mín. 15° Máx. 29°

14° Sensação
1.2 km/h Vento
59% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (19/07)

Mín. 15° Máx. 31°

Tempo limpo
Amanhã (20/07)

Mín. 15° Máx. 31°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias