Na última semana, um jovem de 18 anos sofreu mal súbito e morreu, durante uma partida do campeonato de futsal do município de Soledade, no norte do Rio Grande do Sul. Esta condição pode afetar pessoas de todas as idades, mesmo aquelas com um bom estilo de vida. Ela está ligada diretamente a problemas cardiovasculares. Um caso mais recente aconteceu na última segunda-feira, 20, após o show da cantora Taylor Swift, onde um jovem de 23 anos foi encontrado desacordado no entorno do estádio Nilton Santos. Ele não respondeu às manobras de reanimação e morreu, a suspeita é que o jovem tenha sofrido mal súbito.
O Dr. Elcio Pires, cirurgião cardiovascular é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular, está disponível para entrevista, explicando quais problemas cardiovasculares estão associados ao mal súbito, como a condição afeta pessoas saudáveis, qual a diferença entre um desmaio e o mal súbito, formas de prevenção e como agir ao presenciar uma pessoa sofrendo desta condição.
Sobre o Dr. Elcio Pires Junior
É Coordenador da Cirurgia Cardiovascular nos Hospitais da Rede D'Or: São Luiz Osasco, Alphamed e Hospital Central Sul; Coordenador da Cirurgia Cardiovascular e Cardiologia do Hospital Bom Clima de Guarulhos; Cirurgião Cardiovascular do Hospital Hospitalis de Barueri e Cirurgião Cardiovascular do Hospital Blanc de São Paulo. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular e membro internacional da The Society of Thoracic Surgeons dos EUA. Especialista em Cirurgia Endovascular e Angiorradiologia pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Fonte:
Mín. 18° Máx. 27°
Mín. 18° Máx. 27°
ChuvaMín. 18° Máx. 27°
Chuva