Terça, 23 de Julho de 2024 20:18
64 99648-7654
Geral Futebol milionário

Quanto o Santos ganha pela possível transferência de Neymar ao Al-Hilal?

Entenda as possibilidades

08/08/2023 08h23 Atualizada há 11 meses
Por: Gideone Rosa Fonte: M2 Comunicação
Foto: Divulgação digital
Foto: Divulgação digital

Por ser clube formador, o Peixe pode sair ganhando devido ao mecanismo de solidariedade, dispositivo criado pela FIFA nos anos 2000

A novela envolvendo a transferência de Neymar, que atua pelo Paris Saint Germain (PSG), está próximo de um desfecho. De acordo com informações do jornal francês L'Equipe, o camisa 10 teria fechado um contrato de duas temporadas com o Al-Hilal, time da Arábia Saudita. Conforme a publicação, Neymar receberá 160 milhões de euros (equivalente a R$ 860 milhões) para defender o clube saudita por dois anos.

Com a movimentação de um dos jogadores mais caros do futebol, a questão que fica é: como o clube formador, no caso, o Santos, pode sair ganhando com essa transferência? De acordo com Carlos Eduardo Ambiel, sócio do Ambiel Advogados e especialista em Direito Desportivo e Direito do Trabalho, o Santos ganha um percentual - até 5%, conforme o período em que o atleta permaneceu na base do Santos, e precisa ser no período entre 12 e 23 anos de idade. Entretanto, o advogado reforça que o valor não é calculado sobre o salário que será recebido no novo clube. "O valor da indenização de solidariedade é calculado sobre o valor da transferência que o time árabe pagará ao PSG, atual clube de Neymar", explica.

O chamado "mecanismo de solidariedade" - dispositivo criado pela FIFA no início dos anos 2000 - é pago pelo clube contratante do jogador a seus clubes formadores toda vez que ele é cedido de modo oneroso de um clube a outro. "Ela acontece sempre que há alguma contrapartida financeira pela sua transferência e desde que haja uma dimensão internacional nessa transferência. Logo, se o Neymar não for 'vendido' pelo PSG ao Al-Hilal, nada será devido ao Santos a esse título", complementa Felipe Crisafulli, advogado especializado em Direito Desportivo do Ambiel Advogados.

Fontes:

Carlos Eduardo Ambiel - sócio do Ambiel Advogados e especialista em Direito Desportivo e Direito do Trabalho.

Felipe Crisafulli - advogado especializado em Direito Desportivo do Ambiel Advogados.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Esporte local
Sobre Esporte local
Tudo sobre o esporte local em um só lugar!
Jataí, GO
Atualizado às 20h03
20°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 29°

19° Sensação
2.81 km/h Vento
38% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (24/07)

Mín. 15° Máx. 31°

Tempo limpo
Amanhã (25/07)

Mín. 16° Máx. 33°

Tempo limpo
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias