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Comportamento Confiança

Conheça 5 Maneiras de Controlar Suas Emoções Durante uma Entrevista

Esteja preparado

04/10/2022 09h41
Por: Gideone Rosa Fonte: RTA Comunicação

Nem sempre conseguimos controlar totalmente nossas emoções! Quem nunca se arrependeu de uma fala ou uma ação na hora da raiva ou da pressão. Somos todos humanos, e acontece com todo mundo! É assim mesmo, faz parte de todo aprendizado.

Embora você não possa impedir que as emoções afetem em determinadas situações, inclusive na hora de realizar uma entrevista de emprego, você pode elaborar um plano para reduzir seu impacto.

Considerando isso, a gestora de carreira e especialista em desenvolvimento humano, Madalena Feliciano, cita 5 maneiras para te ajudar a controlar suas emoções durante uma entrevista de emprego:

Esteja preparado

Primeiramente, você precisa estar ciente que poderá se emocionar durante o processo; nervosismo, branco, ansiedade, podem ocorrer. Ao mesmo tempo, você precisa se preparar minuciosamente para a entrevista, pesquisar sobre a empresa (missão, visão, valores, principais clientes, produtos, mercado alvo, etc), responsabilidades do cargo, como você pode resolver problemas, trazer soluções, entender seus diferenciais são informações relevantes para não usar as respostas clichês. Desta forma quando as perguntas vierem, você estará se sentindo confortável em responde-las.

Tenha a mentalidade certa

Para controlar suas emoções durante a entrevista, você precisa estar na mentalidade correta.

Mantendo-se curioso e aceitando que será questionado e até mesmo pego de surpresa durante a conversa -- essas situações podem fazer com que você se emocione -- estando ciente disso, você estará pronto para controlar essas emoções quando elas surgirem.

“Desabafar com antecedência com alguém em quem você confia também pode ser de grande ajuda. Esvaziar alguns desses possíveis gatilhos antes da conversa, diminuirá a probabilidade de uma reação inesperada no momento.” aconselha Madalena Feliciano.

Seja gentil com você mesmo

Como ser humano, você não é perfeito. Durante qualquer entrevista, você deve estar ciente que é normal dar branco ou ter a sensação de não ter falado o suficiente.

Madalena destaca que, uma coisa é sentir que não foi tão bem ou ficou nervoso durante a entrevista. Outra bem diferente é deixar isso abalar você e inviabilizar seus esforços. Ao entrar na conversa esteja preparado e seja você mesmo, você se sentirá mais tranquilo e certamente se sairá melhor.

Se você se preparou e entrou com a mentalidade adequada, a recuperação de um passo em falso será muito mais fácil.

Espere o inesperado

Você não pode prever o futuro, o que significa que você nunca sabe como a conversa terminará até que esteja no espelho retrovisor.

Quando você se prepara para um cenário desafiador e mantém uma atitude mental positiva, tudo flui mais tranquilamente.

Encontre uma técnica de tranquilidade que funcione para você

Para controlar suas emoções durante a entrevista, você precisa encontrar táticas que possa usar para se acalmar, tipo: ouvir boa música, fazer exercícios de respiração, ensaiar mentalmente, se empoderar, dentre outras que funcionem para você. Lembre-se, somos únicos!

“Não há tática certa ou errada aqui. Você só precisa encontrar uma técnica que funcione para você e se apegar a ela.” finaliza Madalena Feliciano.

A autora

Madalena Feliciano:

Mãe de 05 filhos, 02 netas, Madalena Feliciano é Empresária, CEO de três empresas, Outliers Careers, IPCoaching e MF Terapias, consultora executiva de carreira e terapeuta, atua como coach de líderes e de equipes e com orientação profissional há mais de 20 anos, sendo especialista em gestão de carreira e desenvolvimento humano. Estudou Terapias Alternativas e MBA em Hipnoterapia. Já concedeu entrevistas para diversos programas de televisão abordando os temas de carreira, empregabilidade, coaching, perfil comportamental, postura profissional, hipnoterapia e outros temas relacionados com o mundo corporativo.

Mater Coach, Master em PNL e Hipnoterapeuta, Madalena realiza atendimentos personalizados para: Fobias, depressão, ansiedade, medos, gagueira, pânico, anorexia, entre muitos outros.

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