Segunda, 02 de Agosto de 2021 23:24
64 99648-7654
Geral AMAZÔNIA CONECTADA

Exército lança fibra ótica nos rios da Amazônia

Até o momento, seis hospitais estão conectados à rede do PAC

19/07/2021 10h23
240
Por: Gideone Rosa Fonte: Mackenzie/JN
Projeto instala mais de mil quilômetros de rede de cabos de internet em rios no Amazonas. A iniciativa possibilita a comunicação para as forças militares e o acesso a serviços para a população. Foto: Gov.Br
Projeto instala mais de mil quilômetros de rede de cabos de internet em rios no Amazonas. A iniciativa possibilita a comunicação para as forças militares e o acesso a serviços para a população. Foto: Gov.Br

Por Vivaldo José Breternitz

Neste momento em que se fala sobre a ligação Brasil-Portugal por cabo submarino, é interessante lembrar de um projeto similar que vem sendo desenvolvido na Amazônia, com cabos de fibra ótica correndo pelo leito dos rios da região.

Exército planeja 3 mil km de fibra ótica para ligar Amazônia | Brasil | Valor Econômico                O Projeto Amazônia Conectada (PAC) nasceu da necessidade de ligar as unidades do Exército localizadas na região por meio de cabos de fibra ótica, estabelecendo canais de transmissão de dados de alta velocidade, seguros e confiáveis.

Os demais entes governamentais presentes na região têm se associado ao projeto e usado os cabos para viabilizar ações em benefício das populações da área, que estão passando a ter acesso a serviços como internet, telemedicina, ensino a distância e outros.

Até o momento, seis hospitais estão conectados à rede do PAC, prestando serviços de telemedicina, inclusive com as consultas feitas a médicos do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. Também há dez escolas de ensino médio, fundamental e técnico conectadas; até o final de agosto serão 54 escolas.

O PAC já beneficia sete localidades ao longo das infovias do Rio Negro (Novo Airão, Vila de Moura e Barcelos) e do Rio Solimões (Iranduba, Manacapuru, Coari e Tefé). Já foram lançados pelo Exército aproximadamente, 1,2 mil quilômetros de cabos e até agosto serão 1.820 quilômetros, com nove municípios atendidos, além da capital, Manaus. A Anatel executará outro projeto, com características similares, entre Manaus e Santarém.

Diminuir o isolamento dessas populações é fundamental para o desenvolvimento do Brasil.

O autor

Vivaldo José Breternitz, é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jataí - GO
Atualizado às 23h23 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 30°

14° Sensação
13.4 km/h Vento
42.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Quarta (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias