Segunda, 02 de Agosto de 2021 23:28
64 99648-7654
Geral Serafim de Carvalho

A Casa do maior líder político de Jataí está sendo demolida

Mais uma parte de nossa história que se vai.

10/07/2021 08h43 Atualizada há 3 semanas
1.399
Por: Gideone Rosa Fonte: Pio Rezende
De acordo com registros históricos nesta casa se hospedou o então presidente da república Juscelino Kubitschek por duas ocasiões. Foto: Pio Rezende
De acordo com registros históricos nesta casa se hospedou o então presidente da república Juscelino Kubitschek por duas ocasiões. Foto: Pio Rezende

Por Pio Rezende

Está sendo demolida a casa do maior líder político da história de Jataí, o saudoso Dr. Serafim de Carvalho, que foi deputado estadual pelo antigo PSD, e influenciou de forma direta na eleição de vários prefeitos da cidade como: Epaminondas Campos, Cyllêneo França, Dorival de Carvalho e César de Almeida Melo.

Devido a grande liderança política do Dr. Serafim, o PSD se tornou, dentre os diretórios do partido, um dos mais vitoriosos do Brasil, chamando a atenção do então candidato a Presidente República Juscelino Kubitschek (JK). 

Por circunstância do destino – Dr. Serafim e Juscelino – tinham sido colegas do curso de medicina em Belo Horizonte. E foi por causa dessa amizade entre eles, que Juscelino Kubitschek veio a Jataí realizar o primeiro comício de sua campanha presidencial (04/04/1955), quando fez o compromisso de construir Brasília.  

Os registros históricos mostram então, que a Casa do Dr. Serafim que agora está sendo demolida, hospedou o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek pelos menos em duas ocasiões. Primeiro: No dia deste célebre comício de sua campanha política. Segundo: Durante uma visita não-oficial em que JK fez na cidade abelha.

Foto: Google Earth
Foto: Google Earth

Há muito tempo, o imóvel que fica situado nos cruzamentos da Avenida Goiás com a Rua Zeca Lopes e, ao lado da agência do Banco do Brasil (coração central da cidade), estava fechado e à venda. Mesmo sendo construída há mais de seis décadas, a Casa não era classificada pelos historiadores como histórico-cultural porque sua linha arquitetônica empunhava ares de modernidade. 

Segundo informações, a casa foi vendida para uma empresa da cidade no valor que pode ter aproximado de dois milhões de reais. No lugar, será construído uma loja e um edifício comercial. Fica aqui registrado o fim da residência que abrigou a família mais influente da política de Jataí. O Dr. Serafim de Carvalho depois de ter ficado doente faleceu no dia 28 de agosto de 1973. 

Sua esposa, Sílvia Ferreira de Carvalho, uma mulher bastante querida pelos jataienses, continuou morando na Casa até o seu falecimento em 2012. Eles tiveram três filhos: Luiz Renato de Carvalho, José Carvalho Neto e Mara Sílvia de Carvalho.

Pio Rezende – Jornalista e Ambientalista

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jataí - Goiás - GO

Jataí - Goiás - Goiás

Sobre o município
Jataí é um município situado no Sudoeste Goiano e um dos maiores produtores de grãos deste país. Um dos celeiros de mão de obra qualificada e, proporcionalmente, o maior detentor de Doutores também do país graças aos centros acadêmicos Instituto Federal de Educação Tecnológica, Universidade Federal de Jataí e Universidade Estadual de Goiás sem mencionar as demais faculdades e universidades privadas. Na totalidade Jataí tem mais de 30 cursos nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas.
Jataí - GO
Atualizado às 23h23 - Fonte: Climatempo
14°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 30°

14° Sensação
13.4 km/h Vento
42.6% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Quarta (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias