Segunda, 02 de Agosto de 2021 22:03
64 99648-7654
Geral HC Jataí

Vereadores ouvem representantes da Saúde e do HC

Na Câmara dirigentes dão explicações sobre atendimento no hospital

01/07/2021 09h44
238
Por: Gideone Rosa Fonte: CAM Jataí
Se em Jataí não houver leito disponível para determinado caso, o paciente será encaminhado para o município em que ele poderá ser atendido da forma adequada. Foto: Divulgação
Se em Jataí não houver leito disponível para determinado caso, o paciente será encaminhado para o município em que ele poderá ser atendido da forma adequada. Foto: Divulgação

"Os representantes do hospital garantiram que não há falta de medicamentos atualmente"

Por Francisco Cabral

Em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 30, no plenário João Justino de Oliveira, a Câmara Municipal de Jataí recebeu representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Hospital das Clínicas Dr. Serafim de Carvalho. Eles responderam aos questionamentos dos vereadores sobre o funcionamento da unidade de saúde, que recentemente foi estadualizada.

Estiveram presentes os vereadores Marina Silveira (presidente), Alessandra do Adote, Abimael Silva, Carlinhos Canzi, Durval Júnior, Genilson Santos, Marcos Patrick e Vicente Mantelli, o superintendente de Atenção Integral à Saúde, Sandro Rogério Rodrigues Batista, o diretor administrativo do HC, Paulo de Tarso Ferreira Castro (representando a Fundahc), a diretora geral do HC, Viviane Tavares Ferreira, o diretor técnico, Juliano Oliveira Rocha, a supervisora de Serviços de Apoio e Administrativos, Marcela Bianca Souza Arisono, e o responsável técnico dos serviços de Farmácia Hospitalar, Jeovane Martins Sousa Filho.

Sobre algumas alegações e comentários surgidos nas redes sociais, os representantes do hospital garantiram que não há falta de medicamentos atualmente. Admitiram, no entanto, que houve um momento em que faltaram medicamentos para intubação, o que ocorreu em todo o país, mas que esse problema foi resolvido.

Quanto a problemas relacionados a ar-condicionado na unidade hospitalar, ainda não há previsão para entrada em funcionamento, mas os diretores acreditam que em breve a questão será solucionada.

Alguns parlamentares questionaram o sistema adotado após a estadualização, especialmente a respeito da regulação de pacientes. Os convidados explicaram que existem dois níveis de atendimento: pré-hospitalar e hospitalar. O primeiro é para casos mais simples. Pré-hospitalar ou atenção primária é atribuição do município. O outro nível é para atendimentos de maior complexidade. Os pacientes são regulados do pré-hospitalar para o HC, que faz a parte hospitalar.

Segundo eles, a regulação existe para organizar o sistema, fornecer ordem, para encaminhar pacientes para o local mais adequado para o atendimento de cada paciente. Noventa por cento das pessoas atendidas no HC são de Jataí, afirmaram. O critério utilizado é clínico no atendimento a pacientes. Os mais graves primeiro. Caso determinado paciente não queira ou não possa esperar para ser atendido em Jataí, ele pode ser transferido para outra cidade.

Quanto a exames, a demanda tem sido atendida localmente, garantiram. Somente os exames que não podem ser feitos no município, por falta de equipamento, são encaminhados para outros lugares.

Em relação a acidentes e outras emergências reais, os próprios socorristas, como os do Samu, podem decidir a melhor regulação. O local para onde vai cada paciente depende do perfil do leito. Se em Jataí não houver leito disponível para determinado caso, o paciente será encaminhado para o município em que ele poderá ser atendido da forma adequada.

Para as cirurgias eletivas, a previsão é de que elas sejam retomadas em agosto, inclusive aquelas realizadas em convênio com o hospital Padre Tiago.

Sobre o acompanhamento pós-Covid, em breve entrará em funcionamento um ambulatório voltado para quem teve a doença. O interessado também poderá ter a possibilidade de recorrer ao Reabilita Goiás.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jataí - GO
Atualizado às 22h03 - Fonte: Climatempo
15°
Poucas nuvens

Mín. 12° Máx. 30°

15° Sensação
14.1 km/h Vento
39.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (03/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 14° Máx. 30°

Sol com algumas nuvens
Quarta (04/08)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 13° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias