Segunda, 19 de Abril de 2021 18:02
64 99648-7654
Geral FerroGrão

Ferrogrão: conexão de Mato Grosso e do Brasil ao mundo

Na última semana, no dia 15 de março, segunda-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, suspendeu todas as ações que estão sendo feitas em relação à Ferrogrão,

25/03/2021 10h30
683
Por: Gideone Rosa Fonte: CCAS
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A medida tomada pelo ministro tem sido considerada um absurdo pelo meio. 

Por Edeon Vaz Ferreira

Na última semana, no dia 15 de março, segunda-feira, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, suspendeu todas as ações que estão sendo feitas em relação à Ferrogrão, no âmbito da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério da infraestrutura.

Por meio desta ferrovia, se prevê conectar Mato Grosso às regiões Médio Norte e Norte, grandes produtoras de grãos, pelo município de Sinop (MT) até os portos fluviais de Miritituba, no Pará, nas margens do rio Tapajós, em um traçado de 933 quilômetros paralelo à rodovia BR-163.

A medida tomada pelo ministro tem sido considerada um absurdo pelo meio. Sua suspensão se baseou no fato de que a desafetação do Parque Nacional do Jamanxim, no Pará, por onde passará a Ferrogrão, foi feita por Medida Provisória (MP) e não por Projeto de Lei (PL). Porém, uma MP também é discutida no Congresso Nacional para ser transformada em lei.

Nós não vemos nenhum problema ambiental para a construção da Ferrogrão. Para Mato Grosso, ela é a mais importante das ferrovias. Embora a Ferronorte e a FICO (Ferrovia de Integração do Centro-Oeste) sejam também importantes, a Ferrogrão será a grande balizadora dos fretes para o estado e para o Brasil. Nós temos que continuar lutando para que a Ferrogrão se torne realidade.

Alexandre de Moraes se equivocou da forma que está atacando o setor produtivo de Mato Grosso. Não concordamos e apoiamos o Procurador-geral da República, Augusto Aras, quando ele pede ao plenário que não concorde com a liminar.

O Ministro está prestando um desserviço à nação brasileira e ao setor produtivo de grãos.

Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel

Diretor-executivo do Movimento Pró-Logística assume cargo no MAPA - Releases - Comunicação - APROSOJA/MT  O autor: Edeon Vaz Ferreira, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Diretor Executivo do Movimento Pró Logística de Mato Grosso

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
AgroNegócio
Sobre AgroNegócio
Aqui você vai encontrar notícias e artigos dos mais renomados comentaristas e gente do agro falando sobre o tema.
Jataí - GO
Atualizado às 17h49 - Fonte: Climatempo
30°
Pancada de chuva

Mín. 18° Máx. 31°

30° Sensação
9.4 km/h Vento
44.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias