Segunda, 19 de Abril de 2021 18:43
64 99648-7654
Geral + Vacinas

Câmara Municipal de Jataí aprova compra de vacinas pelo executivo

O projeto foi aprovado agora a pouco no Plenário por unanimidade

12/03/2021 11h34
872
Por: Gideone Rosa Fonte: CAM
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Por Francisco Cabral

Em sessão extraordinária realizada na manhã desta sexta-feira, no plenário João Justino de Oliveira, foi aprovado por unanimidade o projeto de lei nº 11, enviado pelo poder executivo, que ratifica protocolo de intenções firmado entre municípios brasileiros com a finalidade de adquirir vacinas contra a Covid-19, além de insumos e equipamentos de saúde. O objetivo é a compra de 80 mil doses para o município de Jataí, o que corresponderá à vacinação de 40 mil pessoas, pois são necessárias duas doses para que o organismo humano seja imunizado. A matéria vai agora para sanção do prefeito Humberto Machado.

O texto prevê que o protocolo de intenções, após sua ratificação, será convertido em contrato de consórcio público, que terá a personalidade jurídica de direito público, com natureza autárquica. A decisão pela compra dos imunizantes foi tomada devido ao grande aumento de casos de Covid-19 no município, o que pode levar o sistema de saúde ao colapso, é à recente sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), que facultou a estados e municípios a aquisição de vacinas.

“Há urgente necessidade de vacinação em massa da população brasileira, não só para frear o iminente colapso generalizado na área da saúde, evitando mortes por desassistência, como também para retomar a atividade econômica, a geração de emprego e renda e o convívio social”, justificou o chefe do executivo, que também lembrou que o Congresso Nacional aprovou, no último dia 2 de março, o projeto de lei nº 534/2021, que autoriza a aquisição de vacinas pelos municípios brasileiros.

“Nesse contexto, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade suprapartidária de representação nacional de municípios, apoia tecnicamente a instituição de consórcio público de abrangência nacional para aquisição de vacinas. Diante disso, e zelosa da plena segurança jurídica de que se reveste a medida, a FNP lidera e apoia tecnicamente a formatação de consórcio público de abrangência nacional. A iniciativa, que conta com manifestação de interesse de 1.703 municípios - o que abrange mais de 125 milhões de brasileiros, cerca de 60% do total de habitantes, tem finalidade de contribuir para agilizar a imunização da população e também de atender eventuais demandas por medicamentos, equipamentos e insumos que sejam necessários aos serviços públicos municipais de saúde”, informou Humberto.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Jataí - Goiás - GO

Jataí - Goiás - Goiás

Sobre o município
Jataí é um município situado no Sudoeste Goiano e um dos maiores produtores de grãos deste país. Um dos celeiros de mão de obra qualificada e, proporcionalmente, o maior detentor de Doutores também do país graças aos centros acadêmicos Instituto Federal de Educação Tecnológica, Universidade Federal de Jataí e Universidade Estadual de Goiás sem mencionar as demais faculdades e universidades privadas. Na totalidade Jataí tem mais de 30 cursos nas áreas de Exatas, Humanas e Biológicas.
Jataí - GO
Atualizado às 18h29 - Fonte: Climatempo
28°
Muitas nuvens

Mín. 18° Máx. 31°

28° Sensação
9.4 km/h Vento
44.2% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (20/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 17° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Quarta (21/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 16° Máx. 29°

Sol com algumas nuvens
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias