Esporte

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Inaugurada a Escola de Gestão e Eficiência Legislativa

Foto: Vânia Santana
Em cerimônia realizada no último dia 3 de dezembro, no plenário João Justino de Oliveira, foi inaugurada a Escola de Gestão e Eficiência Legislativa (Egel), cujo projeto de criação foi aprovado, por unanimidade, em novembro passado. Em respeito às medidas de prevenção ao novo coronavírus, causador da pandemia de Covid-19, apenas 30% da capacidade do auditório pôde ser utilizada.

A mesa de trabalhos foi formada pela presidente da Câmara Municipal de Jataí, Kátia Carvalho, autora do projeto, pelos vereadores Major Davi Pires, Maria Aparecida, a “Cida”, e Carlos Miranda e pela procuradora jurídica Renata Oliveira. Também compareceram os parlamentares eleitos para a legislatura 2021-2024 Abimael Silva, Alessandra Oliveira, Genilson Santos, Deuzair Parente, Durval Gomes, Marcos Patrick, Marina Silveira e Vicente Mantelli.

A diretoria da Egel é formada por servidores do legislativo, que não terão remuneração extra para o exercício de suas funções. Leandro Roberto Silva foi nomeado diretor e terá ao seu lado o coordenador executivo Raphael Azevedo, o coordenador pedagógico Maurício Vilela Filho, a secretária Luíza Ruscitti e a assistente da presidência Zaira Menezes.

Para a presidente Kátia Carvalho, a Egel é um marco histórico e um legado de sua gestão. “Quando cheguei à Câmara, não sabia de nada, não sabia como funcionava o parlamento, assim como meus assessores”, relembrou. “Mas vocês, novos vereadores e novos funcionários, não passarão por isso, pois receberão a orientação e os conhecimentos por parte dos membros da Escola Legislativa”.

Chefe do Departamento de Documentação Eletrônica, o diretor da Egel, Leandro Roberto Silva, destacou a importância da educação, em qualquer âmbito, e da democracia. “Ao falar de escola do legislativo, estamos falando de escola para os parlamentares, para os servidores comissionados, para os seus assessores e para os técnicos também”, explicou. “E não só para este corpo aqui: uma visão de escola vai mais além, a Egel vai mais além do que a própria Câmara Municipal em si, ela vai ao encontro à sociedade”.

Para o coordenador executivo Raphael Azevedo, que é diretor de Comunicação da Câmara, a Egel vai dar continuidade ao processo de aprimoramento do trabalho legislativo. “Esse aprimorar vem desde conselhos, consultas, todo o suporte conceitual e técnico para que os vereadores possam fazer as leis”, afirmou. “Cursos de aperfeiçoamento já estão sendo feitos dentro da casa; já temos relacionamento com as maiores escolas legislativas e com a Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral), que nos fornece conhecimento de forma gratuita, ou seja, temos todas as condições para iniciar nosso trabalho”.

Nenhum comentário: