Esporte

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

JN profissões - Conheça a profissão despachante aduaneiro e saiba como se tornar um.

Foto: Divulgação/Pixabay

Tudo o que você precisa saber para se tornar um despachante aduaneiro

O comércio exterior é uma área repleta de regras e de detalhes a serem observados. Não basta apenas ter um produto de alcance internacional e realizar o contato com clientes e fornecedores para fechar os negócios.

É preciso um conhecimento bastante específico da parte burocrática do processo que envolve o pagamento de impostos, a adequação dos produtos e outras atribuições peculiares da exportação e da importação de mercadorias.

Para que o trabalho seja feito de forma eficiente existe um profissional capacitado: o despachante aduaneiro. Ele vai garantir que os produtos cheguem ao seu destino final, cumprindo tudo o que a lei exige para a operação, evitando desgastes ou surpresas desagradáveis no meio do caminho.

Importância do despachante aduaneiro

Embora seja uma profissão que não recebe muito destaque na sociedade, o despachante aduaneiro é peça fundamental para o sucesso do comércio exterior. Trata-se de uma função que existe no mundo todo. Somente no Brasil, existem 11 mil despachantes aduaneiros profissionais, de acordo com dados levantados recentemente pela Receita Federal.

O despachante aduaneiro é o profissional que representa o exportador ou o importador perante os órgãos de fiscalização e também em aeroportos, bancos, transportadoras e portos. É por meio dele que as empresas conseguem providenciar as documentações necessárias ao comércio exterior de forma correta, evitando o pagamento de multas e até mesmo a apreensão da mercadoria pela alfândega.

O maior objetivo do despachante aduaneiro é tornar o processo de compra e venda de mercadorias estrangeiras o mais barato possível para seu cliente. Além disso, precisa cuidar para que toda a negociação seja feita obedecendo às diversas de normas e legislações existentes.

Uma das suas principais funções é a formulação da declaração aduaneira de importação e exportação, tarefa que está longe de representar a importância desse profissional para as relações de comércio exterior.

De forma resumida, podemos dizer que o despachante aduaneiro é o elo da cadeia logística. Um erro dele e toda a cadeia é colocada em risco.

Fonte: Goiás Press/Matéria completa

Nenhum comentário: