Esporte

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Temperatura deve cair a partir de quinta-feira e chegar a 3ºC no sábado, em Goiás

Foto: Gidros / Divulgação


No Sudoeste Goiano vai esfriar... muito!

Em Goiânia, a mínima deve ser de 10ºC, segundo meteorologistas. 

Já a temperatura mais baixa deve ser registrada em Chapadão do Céu. Umidade relativa do ar no estado deve continuar baixa, entre 20 e 28%.

Por Vanessa Chaves, G1 GO

Com o avanço da massa de ar polar no Brasil, as temperaturas em Goiás podem diminuir a partir desta quinta-feira (20). De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo), a mínima pode chegar a 10º em Goiânia e a 3ºC em Chapadão do Ceú, no sábado (22).

“O avanço dessa massa de ar veio da Argentina e chegou ao Brasil, passando pelo sudoeste do país até chegar na região central. É algo atípico no mês de agosto essa queda de temperatura em Goiás”, diz gerente do Cimehgo, André Amorim.

Segundo ele, Goiânia registrou nesta terça-feira (18) a máxima de 35ºC e mínima de 19ºC. “Estamos em temperaturas mais quentes e vamos para temperaturas mais frias. É necessário ter bastante cuidado para evitar gripes e problemas respiratórios para que não sejam agravados ou desenvolvidos ainda mais durante esse período de pandemia de Covid-19. Todo cuidado é necessário”, ressalta.

As temperaturas devem subir a partir da próxima segunda-feira. "Na região sudoeste do estado, as temperaturas começam a cair de forma gradativa de quinta-feira até sábado, no domingo deve permanecer frio e na segunda-feira as temperaturas voltam a subir", relata.

Tempo seco

André conta que a umidade relativa do ar não deve aumentar de forma significativa. “A umidade relativa do ar ideal é de 60%. Em Goiás, ela tem registrado 20%, ou seja, muito abaixo. Com a queda de temperatura, ela deve subir até 28%, o que não é algo considerável para melhorar o tempo seco”, diz.

O Cimehgo informou que Goiânia está há 87 dias sem chuva, o último registro foi no dia 23 de maio. De acordo com André, a umidade relativa do ar só deve melhorar com a chegada da chuva.

“A atmosfera está seca e, para melhorar, só com a chuva, que por enquanto está sem previsão pelos próximos 10 dias. Precisamos aguardar, mas a previsão é de mais frio do que chuva“, avalia André.

Fonte: G1 Goiás


Nenhum comentário: