Esporte

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Aeroporto de Goiânia é autorizado a receber voos internacionais

Aeroporto Internacional de Goiânia / Foto: Infraero

Viagens ainda precisam ser disponibilizadas pelas companhias aéreas interessadas. 

Foram investidos R$ 185 mil em adequações na infraestrutura para que houvesse a liberação.

Por Guilherme Rodrigues, TV Anhanguera

O Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, foi autorizado a receber voos internacionais, de cargas e passageiros, a partir desta quinta-feira (20). As companhias aéreas interessadas ainda precisam oferecer o serviço.

A autorização foi publicada, nesta manhã, pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) no Diário Oficial da União (DOU). O pedido de designação de aeroporto internacional foi protocolado na ANAC em 6 de agosto e concluído 13 dias depois, mas, antes, envolveu todo um processo.

De acordo com a Anac, atualmente, o aeroporto de Goiânia tem capacidade para processar 6,3 milhões de passageiros por ano. Em 2019, mais de 29 mil voos movimentaram cerca de 3 milhões de passageiros no local. Com uma pista de pousos e decolagens de 2,5 mil metros, o terminal tem capacidade para receber aeronaves de porte do Boeing 737.

O governador Ronaldo Caiado(DEM) comemorou a internacionalização do aeroporto em suas redes sociais. “Goiás passa a ocupar uma espaço a mais no cenário internacional”, disse.

Investimento

De acordo com a Receita Federal, a área total alfandegada é de 6,3 mil metros quadrados e consiste na concessão de uso de área para exploração comercial e operação da atividade de armazenagem e movimentação de cargas internacionais e nacionais no aeroporto.

Segundo a Infraero, foram investidos R$ 185 mil em adequações na infraestrutura aeroportuária para que houvesse a liberação, como a instalação de espaços para os trabalhos da Receita Federal, da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Polícia Federal.

Para isso, foram adquiridos mais equipamentos de segurança, como raios-x e detectores de metal, além de bancadas de atendimento e vistoria dos órgãos, sistema de vigilância e nova sinalização. Houve ainda a necessidade de adequação da sinalização do terminal e separação de fluxos, visto que os embarques e desembarques internacionais não podem se misturar com os domésticos.

Funcionamento do Aeroporto

Apesar da pandemia, as operações aéreas em Goiânia acontecem normalmente, sem interrupção na prestação de serviço aeroportuário, segundo a Infraero. "Orientamos aos passageiros que somente se dirijam aos aeroportos as pessoas que forem viajar", informa o órgão.

A Infraero adotou medidas de segurança no aeroporto, com sinalização e orientação por todo o caminho que o viajante deve fazer para o embarque e desembarque de um voo, além de avisos nos sistemas de som e painéis de voos de como evitar o contágio do coronavírus.

O órgão diz que, entre os alertas, estão o uso de máscaras durante a permanência no aeroporto e na viagem, distanciamento entre os frequentadores dos terminais e higienização das mãos.


Nenhum comentário: