sexta-feira, 17 de julho de 2020

São Luís de Montes Belos recebe sexto Hospital de Campanha estadual

Hospital de Campanha de São Luís de Montes Belos | Foto: Ascom
Enquanto o governador estadualiza o hospital e entrega 10 leitos de UTI em São Luis a tão sonhada estadualização de nosso Hospital das Clínicas em Jataí vai ficando a ver navios (JN)


Por Eduardo Pinheiro 
A nova unidade oferece 10 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19

O sexto Hospital de Campanha para Enfrentamento ao Coronavírus (HCamp) de Goiás foi inaugurado nesta quinta-feira, 16, em São Luís de Montes Belos. A unidade conta com ala exclusiva para pacientes de Covid-19, formada por 34 leitos – dez de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 24 de enfermaria. Além dos leitos dedicados, o hospital conta 22 leitos para atendimento geral, sendo 16 de enfermaria e seis de semi-intensivo/estabilização.

Para atender pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, cada leito de UTI, do HCamp de São Luís de Montes Belos, está equipado com ventiladores pulmonares e monitores para aferição de sinais vitais. O HCamp também conta com aparelhos para realização de exames de imagem, como tomógrafo e raio-x, e de laboratório.

O secretário de Estado da Saúde, Ismael Alexandrino, destacou a população da região é carente de estruturação na área de saúde. “Em janeiro do ano passado, Goiás tinha 249 leitos de UTI; hoje tem 622. Hoje temos 1.014 leitos [de UTI e enfermaria] dedicados à Covid-19. Já vencemos a batalha? Ainda não. Hoje estamos com 85% dos nossos leitos de UTI e 60% de leitos de enfermaria ocupados. Isso significa que não faltou, em nenhum momento, assistência para quem teve Covid-19, porque não perdemos o foco nem saímos do planejamento”, ressaltou.

O HCamp já conta com aproximadamente 100 profissionais da área da saúde e administrativo para atender aos pacientes. Destes, cerca de 12 são médicos e 25 enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos.

Estadualização
O hospital foi estadualizado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), por meio de lei de nº 20.769, de 16 de abril de 2020. E os dez leitos de UTI em São Luís de Montes Belos são os primeiros da rede pública nas regiões Oeste Goiás, que abrangem 29 municípios.

Após a pandemia, a unidade continuará os atendimentos aos cidadãos do município e da região em caráter de Hospital Regional, oferecendo a sua capacidade total de 56 leitos.

Nenhum comentário: