sexta-feira, 31 de julho de 2020

Coronavírus: 65% dos brasileiros não concordam com a reabertura do país, diz estudo

Foto: Divulgação


No estudo anterior 52% eram a favor da reabertura da economia.

Tendo em vista a forma como o coronavírus vêm se espalhando no último mês, muitos estados estão prorrogando o isolamento social, e até mesmo voltando atrás em medidas adotadas para flexibilização da quarentena. Inclusive, a população que antes era a favor da retomada da economia o quanto antes, têm mudado de ideia. 

O Trocando Fraldas, em seu mais recente estudo constatou que por esses motivos, 65% dos brasileiros não concordam com a reabertura do país. Sendo que no estudo anterior, mais da metade, 52%, desejavam a reabertura da economia o quanto antes.

O estudo também constatou que 59% dos brasileiros acham inadequados os comportamentos adotados por terceiros. A falta de cuidado coloca em risco as pessoas mais frágeis e propensas a se infectar. Reflexo da falta de cuidado e também de outros aspectos, é o crescente número de casos.

Mesmo São Paulo sendo o estado com o maior número de mortes, 42% dos participantes concordam que as pessoas estão se comportando adequadamente durante a pandemia. Já no Rio de Janeiro, 40% aprovam o comportamento de terceiros em relação à prevenção. No Piauí, em Tocantins e em Pernambuco a população está dividida, e metade concorda com o comportamento das pessoas.

Outro percentual que também cresceu em relação ao estudo anterior é o de pessoas que conhecem alguém que teve ou tem coronavírus. Anteriormente, 42% dos participantes conheciam alguém infectado, agora, esse percentual subiu para 50%.

Em Roraima, 81% dos entrevistados conhecem alguém que tem ou já teve coronavírus. No Rio de Janeiro, 59% dos participantes conhecem alguém que já foi acometido, e em São Paulo pelo menos metade da população. Já no Rio Grande do Sul, somente 23% da população conhece alguém que já pegou o vírus.

Nenhum comentário: