Seja sensato, fique em casa

Seja prudente


segunda-feira, 22 de junho de 2020

Parlamentar goiano acredita em rápida recuperação de Goiás pós pandemia

“Não tenho dúvida nenhuma que Goiás vai ser um dos primeiros estados a sair dessa crise”, disse Lissauer em live do Politizar

Presidente do Legislativo estreou o circuito de entrevistas ao vivo realizado por estudantes universitários com o intuito de debater políticas públicas relacionadas ao coronavírus

Árduo defensor do setor produtivo na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), o presidente da Casa, Lissauer Vieira (PSB) demonstrou otimismo com o potencial do estado para enfrentar a crise econômica provocada pelo novo Coronavírus. O deputado foi o primeiro convidado do circuito de lives do Politizar, projeto executado pela Alego em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG), para debater políticas públicas relacionadas à Covid-19. A entrevista ao vivo pelo Instagram foi realizada às 19h da última quinta-feira, 18, e conduzida pela estagiária Nathalia Fernandes, que coordena as mídias sociais do programa.

Em cerca de meia hora, Lissauer respondeu diversas perguntas sobre a atuação da Alego em meio à pandemia e o cenário atual vivido pelo Estado. Segundo o presidente, que vem da região Sudoeste, celeiro do agronegócio em Goiás e referência em todo o país, a crise aqui deve ser contornada mais rapidamente em função da economia ter como base o setor produtivo.

“O Estado de Goiás é um estado que tem um potencial enorme na produção de alimentos, não só na produção agrícola, mas também na exportação de produtos industrializados. Por isso, creio que vamos conseguir sair mais rápido dessa crise, haja vista a nossa capacidade produtiva e a força do nosso agronegócio, um dos principais alicerces da nossa economia. Não tenho dúvida que Goiás vai ser um dos primeiros estados a sair dessa crise”, justificou Lissauer.

Em relação às medidas adotadas pela Assembleia para minimizar os efeitos do coronavírus, Lissauer destacou os projetos de lei que têm sido aprovados em sessão remota. “Estamos trabalhando já há três meses por videoconferência, a produção está altíssima. Já aprovamos, por exemplo, a criação dos Hospitais de Campanha (HCamp) e a regionalização da saúde, abrindo sete hospitais estaduais em várias regiões do estado. Conseguimos liberar um fundo de R$ 351 milhões para o combate à covid, e a Assembleia Legislativa, além disso, fez sua parte também. Não só na contingência de gastos, diminuindo suas despesas em 20%, em comum acordo com os demais poderes, mas também a nossa economia feita no ano passado, R$ 10 milhões, repassamos tudo isso para o Executivo estadual para trabalho e investimento na covid-19”, elencou.

Lissauer também comentou sobre o trabalho feito pelo Governo do Estado para conter a crise, e destacou a importância de cada um fazer a sua parte. “Nós precisamos entender que estamos em um momento de guerra e que para vencer essa batalha precisamos ter união. Se cada um puxar para o seu lado nós vamos só aumentar essa crise. Eu sempre preguei isso, que os Poderes não podem fazer oposição um ao outro e a Assembleia Legislativa vem tentando trabalhar nesse sentido, de caminhar em uma mesma direção”, frisou, aproveitando ainda para elogiar o trabalho do secretário estadual de Saúde, Ismael Alexandrino, a quem ele considera “técnico, capacitado e conhecedor dos trâmites de saúde pública”.

Ao falar sobre o trabalho da Alego no período da pandemia, o presidente destacou que o Parlamento goiano foi a segunda Casa do País a realizar sessões virtuais, e que o resultado tem sido muito positivo. “Ontem mesmo o presidente da CCJ nos disse que conseguiu pela primeira vez na história limpar a pauta de projetos da comissão. A participação tem sido muito boa, hoje por exemplo, tivemos 40 deputados participando, então 100% de participação, um quórum altíssimo”, afirmou.

Politizar 2020

Logo que iniciou a live, o presidente Lissauer Vieira também destacou a importância do projeto Politizar e o recorde de inscrições tidas esse ano. “Nós temos visto que o politizar é um programa que veio para ficar e que hoje é referência para o Brasil. A gente fica feliz com o aumento da participação desses estudantes a cada ano que passa. Esse ano, por exemplo, tivemos um aumento de 35% em comparação com os anos anteriores. Uma grata surpresa também desse esse ano foi a participação de outros estados e a participação de alunas, porque sabemos da importância da mulher na política”, alegou.

O Politizar é uma iniciativa do Legislativo goiano em parceria com a UFG com os objetivos de aproximar a sociedade da Alego e contribuir para a formação cidadã e a educação política. Para atender a esse intuito, os participantes têm experiências práticas sobre a política brasileira, por meio de uma vivência que simula atividades cotidianas de deputados estaduais, assessores parlamentares e jornalistas políticos no Parlamento estadual.

Seguindo o cronograma do Politizar 2020/1, a simulação ocorrerá entre os dias 17 e 21 de junho. A atividade é composta por reuniões partidárias, eleição para a Mesa Diretora e tramitação dos projetos de lei nas comissões temáticas e em sessões plenárias.

Nenhum comentário: