Esporte

sexta-feira, 8 de maio de 2020

Hemocentro de Jataí intensifica campanha de doação de sangue devido baixo estoque da unidade

Foto: Divulgação
Banco de sangue é responsável por atender a demanda de nove municípios da região

O Hemocentro de Jataí iniciou nesta semana uma campanha para elevar o número de bolsas de sangue da unidade, que desde o início da pandemia do coronavírus tem diminuído consideravelmente. Segundo a médica da unidade, Myrian Queiroz, o Hemocentro de Jataí tinha uma média de 15 doadores por dia e na última semana esse número caiu para cinco doadores. "Além dos doadores frequentes que deixaram de vir até o Hemocentro, também deixamos de receber doadores voluntários que estão preocupados em sair de casa neste momento de pandemia". A médica assegura que todos os procedimentos de segurança estabelecidos pelo Ministério da Saúde estão sendo tomados. "Reforçamos a rotina de limpeza e desinfecção de cadeiras, maçanetas e corrimões e instalamos dispensers com álcool em gel em todas as entradas da unidade, para que o doador faça a higienização das mãos logo na chegada ao Hemocentro", afirma.

Myrian explica que não existe evidência de transmissão de coronavírus por transfusão de sangue. "A orientação o Ministério da Saúde é para que pessoas que tiveram contato com pacientes infectados ou com suspeita de Covid-19 fiquem impedidas de doar sangue pelo prazo de 14 dias. Para quem foi considerado caso suspeito ou confirmado, o prazo é de 30 dias após a remissão dos sintomas", esclarece. Além disso, todos os doadores passam por triagem antes da doação. 

Doação Agendada

A Hemorrede Pública de Goiás também lançou o serviço de agendamento on-line pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone da unidade (64) 3632-8778 para que qualquer pessoa possa escolher o melhor dia e horário para fazer sua doação. "O agendamento é uma medida para evitar aglomerações, como ação de segurança para o doador diante da pandemia Covid-19", ressalta Myrian. A nova ferramenta garante celeridade ao atendimento na unidade. "É importante frisar que quem vier ao Hemocentro sem agendar um horário também será atendido normalmente pela equipe de coleta", afirma a médica.

O Hemocentro de Jataí funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, na Rua Joaquim Caetano com a Rua Caçu, s/nº, Bairro Divino Espírito Santo, Jataí - GO.

Quem pode doar?

Os requisitos básicos para passar pela entrevista pré-doação de sangue são: estar saudável, ter peso acima de 50 kg, apresentar documento com foto válido em todo o território nacional e idade entre 16 e 69 anos, sendo que antes de completar 18 anos é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis e, se acima de 60 anos, ter realizado pelo menos uma doação até essa idade. Quem tomou a vacina da febre amarela deve aguardar 30 dias para fazer uma doação. Já para vacina contra gripe, o prazo é de 48 horas.

Nenhum comentário: