Esporte

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Eduardo Jailton, prefeito de Jataí! Será?!!!

Jânio Darrot: 
“Se aceitar a disputa, Eduardo Jailton será um dos melhores prefeitos que Jataí já conheceu”

Essa prosa do Jânio Darrot aconteceu no mês passado, dia 10 de abril, atiçando a fogueira da política.

Por Lívia Barbosa 
Presidente do PSDB Goiás pretende lançar secretário de Segurança à disputa em Jataí. Pré-candidatura, no entanto, depende de posicionamento do atual prefeito, Vinícius Luz (PP), sobre reeleição

O presidente do PSDB Goiás, Jânio Darrot, afirmou nesta sexta-feira, 10, que o PSDB vai estimular a candidatura a prefeito do secretário de Segurança Pública e Defesa Social de Jataí, Eduardo Jailton. “É advogado, é um gestor de mão cheia, político de uma nova safra”, avalia. “Jataí esteve entre as 15 cidades mais violentas de Goiás entre 2013 e 2017 e chegou em 2018 à condição de município líder na redução de crimes”, informou Darrot. “Com efeito, antes de Eduardo Jailton, os níveis de criminalidade [na cidade] eram estratosféricos”, pontua.

Darrot afirmou ter convicção no potencial do secretário municipal. “Se aceitar a disputa, Eduardo Jailton será um dos melhores prefeitos que Jataí já conheceu”, avaliza. De acordo com Eduardo Jailton, dados da Secretaria da Segurança Pública de Goiás registraram, em sua gestão, queda de 100% nos latrocínios (roubos seguidos de morte) e de 63% nos roubos de comércio e residências. O titular da Segurança Pública de Jataí informa que o município implantou um modelo de gestão de segurança em âmbito municipal considerado referencial.

A cidade é uma das rotas estaduais do tráfico de drogas – não por acaso, possui uma superintendência regional da Polícia Federal. Por isso, explica, o município decidiu pela criação de uma secretaria municipal de segurança em 2018, na tentativa de ampliar as forças de combate ao crime.

"Sou leal ao prefeito, de quem inclusive fui coordenador de campanha, em 2016"

A pré-candidatura de Eduardo Jailton depende de um posicionamento do atual prefeito, Vinícius Luz (PP), em relação à disposição dele em disputar a reeleição. “Sou leal ao prefeito, de quem inclusive fui coordenador de campanha, em 2016”, pontua o secretário. Todavia, na avaliação de Darrot, o partido aposta suas fichas em Eduardo Jailton por ser um candidato experiente e competitivo.

“Jataí está implantando uma Guarda Municipal armada, uma central de monitoramento com software de reconhecimento facial e uma sala de Comando, Inteligência e Controle, nos moldes da secretaria estadual da Segurança. Na prevenção, criou o Programa Jovem do Futuro, com opções culturais e esportivas no contra turno escolar. Tem promovido a recuperação dos presos a partir do trabalho, através da limpeza de espaços públicos, produção de hortaliças e blocos de concreto”, enumerou Jailton. “Na minha gestão, milhares de jovens, que eram arregimentados pelo tráfico, agora têm uma nova perspectiva de uma vida longe do crime”, pontua.

Segurança pública

Eduardo Jailton lembra que a criminalidade era tão forte no município que o Jornal Hoje, da Rede Globo, chegou noticiar, em 2016, uma série de veículos queimados por facções criminosas. “Hoje, uma pesquisa revela que a sensação de segurança é tão confortável, que o quesito ‘segurança pública’ faz parte da preocupação de 1% dos jataienses”, revela. Há quatro anos, informa, esse índice ultrapassava 80%.

“Óbvio que esse trabalho contou com parcerias das forças policiais do Estado, como as nossas gloriosas Polícias Militar, Civil, Penal e Bombeiros; e também com as Polícias Federal e Rodoviária Federal”, pondera o secretário.

Fonte: Opção

Nenhum comentário: