ENEL


Refis 2019



Você tem até o final deste mês de Novembro para quitar seus débitos

Legislativo Jataiense

Câmara Municipal de Jataí

quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Venda direta de etanol das usinas nos postos de combustíveis

Câmara dos Deputados volta a discutir venda direta de etanol

Por Luiz Phillipe Araújo 
Deputado federal Elias Vaz apresentou voto em separado a favor da matéria, que será discutida pela Comissão de Minas e Energia nesta quarta-feira, 16

A Comissão de Minas e Energia da Câmara Federal deve discutir nesta quarta-feira, 16, o projeto de venda direta de etanol das usinas aos postos de combustíveis. De autoria do senador baiano Otto Alencar (PSD), a matéria tem voto contrário do relator, o deputado federal Édio Lopes. Entretanto, o deputado por Goiás Elias Vaz (PSB) apresentou voto separado a favor da venda direta. 

Segundo o político goiano, não se justificaria a obrigação de manter atravessadores na transação. “As distribuidoras que não produzem o etanol, apenas comercializam a incluem nesse processo o seu custo, o seu lucro. Acabar com os atravessadores é garantir a concorrência entre fornecedores e reduzir o preço do etanol ao consumidor final final”, considera Elias Vaz.  

Atualmente a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) estabelece que o produtor apenas tem direito de comercializar com outro fornecedor cadastrado no órgão, distribuidor autorizado pela ANP ou com o mercado externo. 

Na interpretação de Elias, os argumentos apresentado pela Agência não se justificam. “Muito me estranha essa posição já que não temos no nosso país centralização da venda de alimentos, por exemplo. O que o ser humano consome é muito mais importante do que o que um veículo consome. Por que o combustível precisa desse controle? O consumidor será o melhor fiscal da qualidade do produto”, questionou o deputado.

JN via Opção

Nenhum comentário: