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segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Refrescando a memória Aeroporto Regional de Jataí

Essa aeronave é o A-318 - Para corrida de decolagem ocupa 1.355 metros de pista
O aeroporto regional de Jataí terá 1.500 metros de pista total.
O que se discute, alem do comprimento, é altitude do aeródromo, temperatura e área de escape, esses fatores influenciam sobremaneira pouso e decolagem.
O principal questionamento das companhias aéreas é o fator segurança, ou seja, brigada de incêndio e a zona de escape que se prega ter o mesmo comprimento da pista para pouso e decolagem. No final da matéria tem dados mais precisos e técnicos sobre essas  questões.
Por Gideone Rosa - Fonte: skyscrapercity

Aeroporto Regional de Jataí tem projeto básico licitado

Por Alessandro Luz
Terça-feira (17/09), foi realizado o processo licitatório para a execução do projeto básico de infraestrutura aeroportuária e projeto executivo das edificações do Aeroporto Regional de Jataí. Caso não haja contestação dentro do prazo de cinco dias após a licitação, a empresa vencedora Cone PP Consultoria, de Belo Horizonte, Minas Gerais, executará o projeto.

Recentemente, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, em audiência concedida ao deputado federal José Mário Schreiner, afirmou que o “projeto vai nascer do zero”. “Nós vamos proporcionar ali um grande equipamento para o município de Jataí”, afirmou.

O prazo legal para a conclusão do projeto básico é de sete meses. Após esse período, será realizado o processo licitatório para a construção da obra.

AEROPORTO REGIONAL DE JATAÍ

O Aeroporto Regional de Jataí terá capacidade para receber voos com até 150 passageiros e atenderá também outros municípios da Região Sudoeste, como Rio Verde e Mineiros

De acordo com o Termo de Compromisso, o Governo Federal será responsável por um aporte em torno de R$ 50 milhões e o governo municipal, de uma contrapartida de R$ 4,5 milhões.

Sobre tamanho e capacidade de pouso e decolagem de acordo com o skyscrapercity

Usando como exemplos os aeroportos de Curitiba e Porto Alegre

Usando o Koch Chart, vemos que no caso de Curitiba, que se encontra a cerca de 950m de altitude (ou ~ 3100 pés), e na hipótese de uma temperatura local de aproximadamente 17ºC (ou ~ 60ºF) no momento da decolagem, a aeronave necessitará de aproximadamente 50% mais pista do que necessitaria em condições normais de operação no nível do mar, bem como também reduzirá em aproximadamente 35% sua taxa de subida após a decolagem.

Ou seja, na hipótese das altitude e temperatura acima, um A330-200 necessitaria cerca de 3330m de pista para decolar com MTOW (peso máximo de decolagem). Caso o dia esteja mais quente no momento da decolagem, ainda mais pista será necessário para a decolagem.

Mesmo em Porto Alegre, que está muito próxima do nível do mar, caso a temperatura esteja muito quente a aeronave também necessitará de mais pista, que também atrapalha bastante o aeroporto da capital gaúcha, especialmente durante o verão.


Em geral, uma boa pista de aeroporto deveria ter entre 3.000m e 4.000m para poder operar bem praticamente todas as aeronaves hoje em operação no mundo.

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