Legislativo Jataiense

Câmara Municipal de Jataí

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

Queda em vacinação faz doença erradicada retornar a Goiânia

A campanha começa hoje

Por Italo Wolff 
A primeira etapa da campanha de vacinação contra sarampo será realizada de 7 a 25 de outubro e o público-alvo é formado por crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade 

Este ano, em Goiânia, dois casos de sarampo foram confirmados. Foram descartadas 24 suspeitas e 19 casos estão atualmente em investigação. Segundo dados do Programa Nacional de Imunizações, a cobertura vacinal vem caindo em todo o Brasil desde 2015. Há quatro anos, 93,5% da população-alvo foi vacinada em Goiás, enquanto no ano passado a cobertura atingiu apenas 71,4% das pessoas priorizadas. 

A meta mínima a ser alcançada na campanha de vacinação contra sarampo – que começa nesta segunda-feira, 7 – é de 95% do público-alvo. Ainda de acordo com o Programa Nacional de Imunizações, com exceção da BCG, todas as vacinas do calendário infantil ficaram abaixo da meta no último ano. 

Profissionais ouvidos em reportagem do Jornal Opção afirmam que teorias conspiratórias e a erradicação de doenças (como sarampo, extinto no Brasil em 2016) criou a falsa sensação de que vacinas não eram mais necessárias. O sarampo, que segundo a BBC voltou a ser problema mundial, afetou 21 mil pessoas na Europa e causou 35 mortes em 2017. A tríplice viral é uma das 14 vacinas oferecidas de graça pelo Programa Nacional de Imunizações e deve ser tomada na infância e em duas doses.

JN via Opção

Nenhum comentário: