Legislativo Jataiense

Câmara Municipal de Jataí

terça-feira, 1 de outubro de 2019

Educação para o trânsito será disciplina trabalhada na rede estadual em Goiás

Radio Web UFPA
Projeto, que será desenvolvido a partir de 2020, prevê formação de professores e elaboração de material didático para estudantes

Por Elisama Ximenes 
Uma parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) com o Detran possibilitou que, a partir de 2020, Educação para o Trânsito se torne uma disciplina específica a ser inserida nos currículos das escolas de Ensino Fundamental e Médio, da rede estadual de Goiás. A ideia foi fechada nesta segunda-feira, 30, após reunião entre a titular da Seduc, Fátima Gavioli, e uma equipe do Detran/Goiás.

A proposta foi feita pelo diretor-técnico do Detran/Goiás, Isac Silva. Fátima Gavioli explicou que o tema será trabalhado de forma transversal no ensino regular ou como eletiva em escolas de tempo integral.

Ela ressaltou ainda que o primeiro passo deve ser a formação dos professores e, em seguida, a elaboração do material didático a ser trabalhado com os alunos. Este é um caso pioneiro no Brasil.

CNH Social
A secretária de Educação do Estado de Goiás também sugeriu uma emenda ao projeto de lei estadual nº 5.276/19, em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás. O projeto propõe a criação da CNH Social, que prevê a isenção de todas as taxas na primeira habilitação.

Enviada à Alego em julho deste ano, a proposta do Governo de Goiás beneficiará cidadãos de baixa renda e estudantes da rede pública entre 18 e 21 anos. “Eu penso que condicionar esse benefício à assiduidade do aluno e seu compromisso com um bom rendimento nas aulas seria fundamental para combater a evasão escolar no Ensino Médio, que hoje chega a quase 50%”, disse ela.

O diretor-técnico do Detran/Goiás elogiou a sugestão e disse que iria procurar os deputados estaduais para apresentar a proposta. Além de Isac Silva, estavam presentes na reunião o gerente de Educação para o Trânsito do Detran/Goiás, Gustavo Mota, e a coordenadora da Escola Pública de Trânsito, Karla Uchoa Santos.

JN via Opção

Nenhum comentário: