Legislativo Jataiense

Câmara Municipal de Jataí

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Ventania e muita poeira para trazer as primeiras chuvas da Primavera

GIGANTESCA nuvem de pó passou sobre
Chapadão do Sul antes da chuva. Umidade melhora a ameniza calor
Após quase três meses sem uma gota de água caiu uma chuva.

Por Elton Silva
Uma chuva que começou devagar mudando para melhor a sensação de clima desértico que assola Chapadão do Sul.  Cerca de meia hora após da precipitação tinha chovido 22,5 milímetros. Antes disso uma gigantesca nuvem de poeira foi fotografa nas imediações do Terminal Rodoviário da cidade. As imagens feitas com celular impressionam, apesar da distância.

O vento forte, característica de tempestade e carregado de poeira, formando uma nuvem densa de pó também é como se fosse um tornado tornado, fenômeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa, estando em contato com a superfície da Terra como como uma nuvem cumulonimbus.

É um dos fenômenos atmosféricos mais intensos que se conhece. Eles se apresentam sob várias formas e tamanhos, mas geralmente possuem um formato cônico, cuja extremidade mais fina toca o solo e normalmente está rodeada por uma nuvem de pó e outras partículas.  Aparentemente este vento com pó que simulou uma tempestade de areia passou pelos arredores da cidade sem causar danos.

Fonte: JN via ChapadenseNews

Nenhum comentário: