ENEL


Refis 2019



Você tem até o final deste mês de Novembro para quitar seus débitos

Legislativo Jataiense

Câmara Municipal de Jataí

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Embaixador de Israel recebe título de cidadão jataiense

O prefeito Vinícius Luz destacou a importância do homenageado na integração israelo-brasileira.

Por Francisco Cabral
Em sessão solene realizada no último dia 3 de setembro, no plenário João Justino de Oliveira, o embaixador de Israel no Brasil, Yossi Avraham Shelley, recebeu o título de cidadão jataiense. A homenagem, proposta e aprovada por todos os vereadores, deveu-se aos esforços do diplomata em favor do estabelecimento de parcerias entre Jataí e aquele país, especialmente nos setores tecnológico e comercial.

A mesa de trabalhos foi composta, além do homenageado, pela presidente da Câmara Municipal, Kátia Carvalho, pelos vereadores Pastor Luiz Carlos, Major Davi Pires, Maria Aparecida, a “Cida”, Agustinho de Carvalho Filho, o “Carvalhinho”, e Adilson Carvalho, pelo prefeito Vinícius Luz, pelo presidente da Associação Comercial e Industrial de Jataí (Acij), Francis Barros, pelo secretário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Jataí, Wellington Cândido de Lima, pelo presidente da Câmara de Cooperação Israel-Brasil Central, Amos Blanche, e pelo representante dos produtores rurais do município, Valdecir Sovernigo.

Depois de um momento de ação de graças ministrado pelo bispo evangélico Régiton Franco, a presidente Kátia Carvalho entregou o título de cidadão jataiense a Shelley, que também recebeu uma homenagem das mãos do vereador Pastor Luiz Carlos.

Em seu pronunciamento, a vereadora Cida defendeu a aproximação com o país do Oriente Médio. "As relações entre países não devem ter barreiras políticas e ideológicas. Todos os países têm muito a aprender com Israel, um Estado com apenas 71 anos, mas que é um dos mais desenvolvidos do mundo, um dos líderes globais em tecnologia. É com muito merecimento que esta Casa de Leis lhe concede o título de cidadão jataiense, embaixador. Parabéns ao agora cidadão de nossa cidade", disse ela.

O vereador Major Davi Pires demonstrou esperança de que as parcerias tragam benefícios em prol do desenvolvimento do município. "Esperamos que o senhor possa realmente fazer com que Jataí seja beneficiada no campo da tecnologia. O senhor já falou sobre nossa capacidade e citou tantas inovações que vieram de Israel, que tem tão pouco e faz tanto, enquanto temos muito, mas ainda temos muito por fazer", salientou o parlamentar.

O vereador Carvalhinho relembrou a viagem realizada recentemente por uma comitiva jataiense. "Vejo uma parceria muito salutar entre nosso município e Israel. Nossas autoridades voltaram deslumbradas da viagem que foi realizada, no último ano, ao país do senhor. Este título é muito merecido e tenho certeza que esta parceria trará muitos frutos para o Brasil e para Jataí. Tenho grande confiança neste intercâmbio. A semente foi plantada, começou a ser aguada, essa árvore vai crescer e nos proporcionar bons frutos", vaticinou.

Já o vereador Adilson Carvalho destacou a relação histórica entre os dois países. "É uma grande honra participar desta solenidade de entrega do título de cidadão jataiense ao embaixador Yossi Shelley, não só por se tratar do representante de uma nação amiga, de grande importância cultural e histórica para todos nós, mas também por ser um amigo do Brasil, um amigo de Goiás e, principalmente, por ser um amigo de Jataí. Por meio do então chanceler Osvaldo Aranha, que presidiu a Assembleia Geral da ONU de 1947, foi aprovada a resolução que criava o Estado de Israel. Hoje, numa forma de retribuição, aquele país estreita seus laços não só com Jataí, mas com todo o Brasil. E é o embaixador Yossi Shelley, com sua experiência em negócios, sua vivência no mundo empresarial e político e sua noção de diplomacia, a pessoa mais apropriada para promover essa aproximação", afirmou.

O vereador Pastor Luiz Carlos enfatizou também o aspecto religioso. "O embaixador Yossi Shelley tem se mostrado verdadeiro amigo de Jataí, ele que vem de um país muito significativo para um cristão como eu e que tem muito a ensinar e a colaborar com outras nações. Depois de visita anterior, nossa parceria começou a se estabelecer e a se fortalecer, especialmente depois de todas as cooperações que foram firmadas durante todo o dia de hoje. Agradeço a todos os vereadores por terem assinado comigo este projeto que culminou na entrega deste título de cidadão jataiense. Que seu trabalho seja sempre uma valorosa ponte entre as nações, de modo a ensinar e aprender com cada uma delas. Que esta parceria perdure por muitos e muitos anos", declarou.

Para a presidente Kátia Carvalho, a visita de Shelley proporcionou aos gestores públicos locais grande oportunidade de aprendizado. "Como é maravilhoso ouvir todo o conhecimento que o senhor, embaixador, repassou para todos nós hoje, transmitindo o que foi feito em Israel nas últimas sete décadas. É um modelo que também pode ser aplicado no Nordeste brasileiro. É uma grande honra tê-lo como cidadão jataiense, uma pessoa simples, de uma singeleza que pudemos comprovar de perto. Só temos que agradecer e dizer que o senhor fica em nossos corações", assegurou.

O prefeito Vinícius Luz destacou a importância do homenageado na integração israelo-brasileira. "É uma honra recebê-lo mais uma vez em Jataí, embaixador, agora que o senhor é um cidadão jataiense. O senhor tem sido mais que um embaixador, pois tem promovido a integração entre Brasil e Israel. A atual aproximação entre os dois países tem gerado fatos como a ajuda israelense na tragédia de Brumadinho-MG e no combate às queimadas na Amazônia. É importante também lembrar que o Yossi trouxe a proposta de irmanar Jataí a uma cidade israelense. Quando esta cidade for apresentada por ele, enviarei um projeto para esta Câmara. Agradeço também em nome da nossa cidade por ter recebido tão bem nossa comitiva em seu país e por esta cooperação. Sei que a partir de agora o senhor vai lembrar muito mais de nossa cidade, depois de receber este título. Com sua ajuda, finalmente o Parque Tecnológico da UFJ sairá do papel para a prática e vamos mostrar nossas potencialidades Goiás afora e Brasil afora", disse o chefe do executivo.

O embaixador Yossi Shelley revelou sua gratidão pela honraria. "Quero agradecer a todos os presentes. Durante esta visita, encontrei pessoas muito sérias, vi projetos importantes como o Bom de Bola, Bom de Escola, com muita seriedade. Israel sofreu por muitos anos, com perseguições, com o Holocausto. Acho que Deus ajudou para que chegássemos a ser uma grande potência, mas também temos que trabalhar, educar-nos, ensinar para chegar a esta condição. Em Israel, se não fizermos tudo que for preciso para sobreviver, nenhum outro país fará por nós. Há uma similaridade entre Jataí e Israel. Esta é uma pequena cidade no centro do Brasil, enquanto Israel é um pequeno país no mundo. Quando você é pequeno, você tem que trabalhar mais, se dedicar mais para se desenvolver. Hoje os mercados estão muito competitivos. Para ter melhores preços, você tem que usar tecnologia mais avançada, para não perder mercado. Os laços entre judeus e cristãos nunca estiveram tão fortes como hoje. Agradeço muito por receber este título, e a luta pela parceria entre Jataí e Israel vai continuar forte", garantiu o diplomata.

HISTÓRICO

Yossi Avraham Shelley nasceu na cidade de Be’er-Sheva, em Israel, no dia 15 de outubro de 1957. Bacharel em direito e em engenharia civil e gerenciamento, é casado e tem duas filhas. Fala hebraico, português, inglês, espanhol, francês, russo e árabe.

Segundo a Wikipedia, Shelley foi presidente das seguintes instituições: do YSB - The Ya’acobi Brothers Group, do Conselho do One Stop Information Knowledge (startup), da New Gas Company LTD – Distribuidora de gás para o setor público e privado, do Conselho da Autoridade Postal de Israel, da municipalidade de Be’er-Sheva, do conselho da Issta Lines – Companhia de Turismo e da União dos Estudantes da Universidade Ben-Gurion, Israel.

Também exerceu, dentre outros, os cargos de membro do Conselho da Corte Administrativa Israelense – Ministério da Justiça de Israel, diretor público da Be’er-Sheva Company for Education and Culture, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Milgam Ltd (serviços municipais locais), e vice-tesoureiro da municipalidade de Be’er-Sheva, responsável pela receita do município.

Em janeiro de 2017, Yossi Shelley foi escolhido pelo governo israelense para ser embaixador no Brasil. Desde então, o embaixador dedica esforços para estreitar as relações entre Brasil e Israel.

Desde o início da missão diplomática, o embaixador Yossi Shelley visitou 15 estados e o Distrito Federal nas cinco regiões do país.

Nas visitas aos estados brasileiros, Shelley discutiu possibilidades de ampliar parcerias nos setores de água, agricultura, segurança pública, geração de energia, tecnologia e educação. Encontrou-se com diversas autoridades locais e nacionais, entre elas governadores, prefeitos, ministros, deputados e secretários de estado. Além disso, Shelley participou de encontros com pesquisadores, estudantes, empresários e outros segmentos da sociedade.

Crédito das fotos: Vânia Santana/CMJ

Nenhum comentário: