Radio Line e Rádio Ideias apresentam, Frequência de Classe 54

Prefeitura trabalhando

Cuidar do meio ambiente
Esse é o foco

Conectada com o Futuro

sexta-feira, 14 de junho de 2019

Juiz Silmar Carvalho é homenageado em sessão solene


Em sessão solene realizada no dia 11 de junho, no plenário João Justino de Oliveira, o juiz de direito Silmar Lima Carvalho recebeu o título de cidadão benemérito, concedido aos jataienses que se destacam em seu ramo de atuação. A proposição foi apresentada em 2015, pelo vereador Marcos Antônio, e aprovada por todos os vereadores. Depois de ser aprovado em concurso público para a magistratura, Silmar, que foi procurador jurídico da Câmara Municipal de Jataí, passou a trabalhar no Ceará.

A mesa de trabalhos foi composta pela presidente do legislativo jataiense, Kátia Carvalho, pelos vereadores Agustinho de Carvalho Filho, o “Carvalhinho”, Maria Aparecida, a “Cida”, Major Davi Pires e Pastor Luiz Carlos, pela vice-prefeita Simone Oliveira Gomes, pelo procurador Geral do Município, Ricardo de Assis Morais, pelo procurador Geral da Câmara, Leonardo Melo do Amaral, pela procuradora jurídica da Câmara Renata Silva Oliveira, pelo delegado da Polícia Civil Agnaldo Coelho Alves e pelo juiz Silmar Lima Carvalho.

O vereador Pastor Luiz Carlos relembrou a época em que trabalhou com o homenageado na Câmara de Jataí, de 2009 a 2012. "Começo externando minha felicidade de participar deste momento de homenagem a um filho desta terra, um filho ilustre, competente, que tanto cooperou comigo e com esta Câmara. Ele deixou significativa contribuição quando procurador, especialmente na revisão da Lei Orgânica do Município. Deixou legados na área social, coordenando um projeto que levou direito e cidadania a moradores de nossa cidade. E fez bonito ao ser aprovado em concursos para juiz de direito, cargo que hoje exerce", disse ele.

Já o vereador Major Davi Pires, que chegou à Câmara depois que Silmar Carvalho já havia deixado o legislativo, revelou que já conhecia o hoje magistrado. "Sei da sua capacidade de trabalho e quero parabenizá-lo por seu esforço. Trata-se do reconhecimento do seu trabalho, comprovado pela presença no plenário de seus ex-colegas de Câmara Municipal. É uma honraria à qual o senhor realmente faz jus", pontificou.

A vereadora Maria Aparecida, a "Cida", destacou o mérito da iniciativa. "É uma justa homenagem da Câmara de Jataí. Com muito esforço e dedicação e após muitos anos de estudo, o senhor conseguiu atingir seu objetivo. Os moradores de Jataí têm muito orgulho do senhor, pela posição que o senhor hoje ocupa", declarou a parlamentar.

Também em seu primeiro mandato, o vereador Carvalhinho já mantinha vínculo de amizade com o ex-procurador jurídico do parlamento jataiense. "Seu currículo dispensa comentários, sua história. É gratificante participar de uma honraria tão importante, a um juiz de direito ainda tão jovem, que, tenho certeza, vai dar ainda mais orgulho para seus pais e para os habitantes da nossa cidade", vaticinou.

A presidente Kátia Carvalho emocionou-se em seu proncunciamento. "O sentimento que exprime este instante é gratidão, por poder participar deste momento. Tenho um grande vínculo de amizade com o Silmar. Quando você foi embora, parece que tive o mesmo sentimento de sua mãe, dona Sebastiana, uma sensação de perda. Você merece o que conseguiu, pois Deus lhe deu em retorno tudo o que você fez, retribuindo seu esforço e sua dedicação. Temos que ter a consciência tranquila de buscar fazer o certo. Quando fazemos o certo, tudo vai dar certo. Às vezes você vai passar por atribulações, mas saiba que Deus estará com você, te carregando e jamais vai te abandonar", garantiu.

Silmar Lima Carvalho fez questão de destacar sua passagem pelo poder legislativo. "Até hoje sinto a Câmara Municipal como a minha casa. Aqui me sinto mais à vontade do que em meu foro. Abri mão de tanta coisa de minha vida - esporte, diversão, família - para chegar até onde estou. Foram muitos sacrifícios, mas hoje sinto no fundo do coração que minha história em Jataí ainda não acabou. Hoje estou no Ceará, mas ainda moro em Jataí. Meu domicílio é aqui, para onde venho em todas as férias e folgas. Nunca tive uma equipe de trabalho tão boa como a que tive aqui na Câmara, na Procuradoria Jurídica. Aprendi muito com vocês, Leonardo e Renata (atuais procuradores). A Câmara me deu a bagagem para que eu hoje possa exercer a magistratura com um mínimo de competência. Muito obrigado, pai e mãe, por terem me conduzido até aqui, por tudo que fizeram por mim. Agradeço ao propositor da matéria, o vereador Marcos Antônio, e aos vereadores da época, que aprovaram o projeto. Agradeço a todos pela homenagem e pela oportunidade de estar aqui nesta data", finalizou.


HISTÓRICO

Nascido em Jataí no dia 3 de janeiro de 1982, Silmar Lima Carvalho é filho do advogado Abenaldo Assis Carvalho e de Sebastiana Rosa de Lima Carvalho. Sua carreira profissional começou como assessor parlamentar do vereador Rodrigo Garcia, em 2005, mesmo ano em que se formou em direito pelo Centro de Ensino Superior de Jataí (Cesut).

Em 2007 foi aprovado no concurso público para procurador jurídico da Câmara Municipal de Jataí, cargo que passou a ocupar no ano seguinte. Logo depois de ser nomeado, Carvalho recebeu a atribuição de realizar a revisão jurídica de toda a Lei Orgânica do Município para adequá-la à Constituição de 1988. Foram cerca de sete anos contribuindo com inúmeros pareceres de constitucionalidade em grande parte dos projetos de lei do município.

Paralelamente ao trabalho no parlamento, Carvalho exerceu, entre 2007 e 2012, a presidência da Comissão da Advocacia Jovem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção de Jataí. Na oportunidade, coordenou projeto que levou palestras sobre direitos básicos e cidadania aos alunos das escolas municipais e estaduais da cidade, totalizando mais de 8 mil estudantes atendidos.

Enquanto realizava os trabalhos descritos acima (e alguns outros), estudava com afinco para realizar suas aspirações. Entre 2013 e 2015, Silmar Carvalho obteve 18 aprovações em concursos para juiz. Optou pelo Estado do Ceará, onde passou por várias comarcas. Atualmente atua na comarca de Fortim.

Crédito das fotos: Vânia Santana/CMJ

Nenhum comentário: