Radio Line e Rádio Ideias apresentam, Frequência de Classe 54

sexta-feira, 17 de maio de 2019

Polícia Civil acaba com 15 grupos de “gambira” no Facebook; 15 foram indiciados

Páginas foram removidas, por meio da Justiça, da rede social. 
Número de vítimas passa de 20 e prejuízo supera os R$ 100 mil

Áulus Rincon
Após quatro meses de investigações, a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC) identificou 15 pessoas que mantinham páginas de “gambira” no Facebook. Além de indiciar todos eles, a polícia conseguiu fazer com que as 15 páginas que estavam sendo mantidas na internet apenas para aplicação de golpes fossem retiradas do ar.

Segundo a delegada Sabrina Lélis, titular da DERCC, através de páginas – intituladas na maioria como “Gambira dos Panos” -tinham mais de um milhão de seguidores na rede social, golpistas enganavam pessoas em diferentes cidades do Estado.

“Eles ofereciam, sem qualquer constrangimento ou temor das autoridades, desde cartões clonados até dinheiro e diplomas falsos. No curso das investigações, nós descobrimos também que uma página falsa, intitulada Ferrari Veículos, estava oferecendo e negociando veículos que sequer existiam”, revelou Sabrina.

Até agora, a Polícia Civil já identificou 20 vítimas, mas a suspeita é de que esse número seja bem maior. “Tenho certeza que com a divulgação dessa operação pela imprensa, outras vítimas virão nos procurar”, pontuou a delegada.

Durante o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (16), a delegada acabou autuando em flagrante dois dos investigados que mantinham, em casas, uma espingarda e uma pistola, ambas sem registro. Além do estelionato, crime em que os outros 13 investigados serão indiciados, estes dois homens, que não tiveram os nomes divulgados, responderão, também, pela posse ilegal de arma de fogo.

Além da identificação e indiciamento dos administradores das páginas, concluiu a titular da DERCC, o mais importante na operação foi conseguir, via judicial, junto ao Facebook, a retirada de todos os 15 perfis do ar. A orientação da delegada é para que o consumidor jamais compre qualquer produto sem vê-lo e, nos casos de veículos, conferir toda a documentação.

Nenhum comentário: