Sonho de Natal

Viva intensamente esse Sonho de Natal 

Legislativo Jataiense

Câmara Municipal de Jataí

quarta-feira, 24 de abril de 2019

Suposta contaminação da água no Sudoeste Goiano

Saneago responde deputado Karlos Cabral sobre contaminação da água em Rio Verde

Preocupado com as notícias da suposta contaminação da água em Rio Verde, o deputado estadual Karlos Cabral solicitou à Saneago, na última semana, que sejam apuradas denúncias feitas pela revista suíça Public Eye que apontam que a água distribuída no município conta com a presença de 16 diferentes tipos de agrotóxicos, oito deles associados a doenças crônicas como câncer, por exemplo.

Karlos Cabral reivindicou à Saneago que realize análise de amostras da água de Rio Verde para a verificação de sua qualidade, bem como se existem os elementos químicos, afim de apurar as denúncias feitas pela publicação alemã. Constatada a contaminação da água, o deputado cobrou, ainda, ações imediatas para evitar que a população continue sofrendo com as doenças em razão da contaminação dos agrotóxicos.

Em resposta à solicitação do deputado, a Saneago informou que há mais de 10 anos realiza o monitoramento de agrotóxicos. Segundo a gerente de Proteção Ambiental e Qualidade do Produto da Companhia, Maura Francisca da Silva, “os resultados das análises realizadas desde 2009 até a presente data atendem às exigências legais do Ministério da Saúde, ou seja, os compostos, raramente detectados, estão abaixo dos valores máximos permitidos, demonstrando que a água fornecida para população é segura, com qualidade e sem riscos para a saúde”.

A Saneago disse ainda que pode ter ocorrido um erro do Ministério da Saúde na divulgação dos resultados dos parâmetros analisados, “gerando assim esse transtorno em nível nacional, que não reflete a realidade dos dados da Saneago e nem dos demais estados”, informa a nota. Além disso, as empresas de saneamento, por meio da Associação das Empresas Estaduais de Saneamento (Aesbe), estão solicitando esclarecimentos e as correções necessárias junto ao Ministério da Saúde, para que os resultados sejam divulgados de forma correta.

Para o deputado Karlos Cabral, é importante que este tipo de denúncia seja esclarecida à população. “O povo de Rio Verde ficou em pânico com esta notícia que circulou nos últimos dias, inclusive porque é real o aumento do número de pessoas com câncer na cidade. Se existe associação entre os casos de câncer e o uso de agrotóxicos, precisamos realmente ampliar o debate e buscar soluções”, disse o parlamentar.

Nenhum comentário: