Radio Line e Rádio Ideias apresentam, Frequência de Classe 54

Esteja em dia com os tributos municipais e participe diretamente de nosso desenvolvimento


quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Serranópolis - Senta que lá vem mais história

Museu Serra do Cafezal Conta História

Contada por D. Maria Teixeira

Antigamente, nos arredores da Serra do Cafezal ( hoje Serranópolis), passavam muitos maleiros por aqui_pessoas andantes, andarilhos que saíam pelo mundo, alguns com problemas mentais outros apenas aventureiros....

A família Teixeira morava na Fazenda Matinho e o Sr..Ramiro Teixeira e dona "Maricota" sempre davam pouso pra essa gente. Certo dia, passou por lá um maleiro muito interessante, o qual chamou a atenção do Sr. Ramiro. Logo que chegou pediu pra ficar alguns dias e iniciaram conversa.

_ Qual a sua graça (nome) 

_ Sr. Ramiro, meu nome está na divisa da sua fazenda, no cabo do seu enxadão e na folha da sua foice!

Então Sr. Ramiro saiu a investigar...foi até o quintal e por um certo tempo observou tudo, pensou, enrolou a ponta do cabelo, num costume que tinha. Na beira da bica guardavam as ferramentas dentro da água pra não perderem a cunha e não descobriu nada que pudesse lhe servir como pista.

Durante muitos dias questionou o maleiro, e este lhe dava sempre a mesma resposta. Um dia veio o Sr. Ramiro sorridente, alegre, com o rosto sereno....havia descoberto a charada do maleiro! Chegou perto dele e disse:

_ Seu nome é Marcos Da Cunha Oliveira!!!! Marcos- porque toda fazenda tem um marco pra dividí-la,cunha- porque faz parte do enxadão e oliveira- porque é a marca das foices que todos usam!!!! - ( história contada a exatos 5 anos atrás, para Morganna Franco, na Secretaria De Culturae Turismo de Serranópolis, como achei muito interessante estou postando para relembrar)  (Por Luceny Brito Franco)

Postar um comentário