Radio Line e Rádio Ideias apresentam, Frequência de Classe 54

Projeto Sonho de Natal 2018




quarta-feira, 28 de novembro de 2018

UFG oferece 1, 2 mil vagas em cursos a distância para 2019, em Goiás

São 4 cursos de graduação, em artes visuais, biologia, matemática e biblioteconomia, além de 4 de pós-graduação, na área de artes, educação patrimonial e tecnologia assistivas.

Por Vanessa Chaves, G1 GO
A Universidade Federal de Goiás (UFG) vai oferecer 1.200 vagas em cursos a distância para 2019. São quatro cursos de graduação, sendo três deles de licenciatura (artes visuais, biologia e matemática) e um de bacharelado (biblioteconomia). Há ainda mais quatro cursos, de pós-graduação, na área de artes, educação patrimonial e tecnologia assistivas.

Segundo a diretora, o processo seletivo dos cursos de gradução deve acontecer em junho. Já os cursos de pós-graduação têm previsão de seleção para abril. As provas serão realizadas em 2019, e o candidato pode optar por inserir a nota do Enem ou também fazer a prova dividida em objetiva e discursiva da própria universidade.

A professora Marília de Goiaz, diretora do Centro Integrado de Aprendizagem em Rede (CIAR), conta da importância desses cursos e da forma de ingressão dos alunos.

"O objetivo é democratizar o ensino, fazendo a inserção de alunos que não tenham perspectiva de fazer um curso superior por morarem no interior. E, também, para alunos que não tenham a cultura de fazer a prova do Enem, sendo o ingresso também feito por prova objetiva e discursiva", conta a professora.

Segundo o censo da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed), havia mais de 7 milhões de estudantes da modalidade no Brasil em 2017. Em 2003, o dia 27 de novembro se tornou o Dia Nacional da Educação a Distância (EaD), data fixada pelo Ministério da Educação no ano passado e oficializada neste ano na forma da Lei 13.620/2018.

A Universidade Federal de Goiás (UFG) formou mais de 10 mil estudantes em cursos à distância de graduação, pós-graduação e extensão entre 2017 e 2018.

Há outras 1.200 vagas aprovadas para cursos de graduação e especialização com oferta em 2019, distribuídos em 18 polos.

As cidades são Alexânia, Anápolis, Alto Paraíso, Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Catalão, Cavalcante, Cezarina, Inhumas, Jataí, Formosa, Goianésia, Goiânia, Cidade de Goiás, Mineiros, Uruana, Uruaçu e São Simão.

O aproveitamento e permanência dos estudantes EaD também têm sido tratados com prioridade, na figura de parcerias como a estabelecida entre o Ciar e o Laboratório de Tecnologia da Informação e Mídias Educacionais (LabTime), responsável por um programa nacional de acolhimento a mais de 3.800 alunos de todos o país.

*Vanessa Chaves é integrante do programa de estágio entre TV Anhanguera e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), sob orientação de Elisângela Nascimento.
Postar um comentário