Radio Line e Rádio Ideias apresentam, Frequência de Classe 54

Projeto Sonho de Natal 2018




quarta-feira, 14 de novembro de 2018

Cultura - Obras do mestre-artesão Nico Miranda são destaque no 11° Salão de Artesanato Raízes Brasileiras

O artesanato de Jataí foi mais uma vez destaque nacional. Obras do mestre-artesão Nico Miranda foram expostas no 11° Salão de Artesanato Raízes Brasileiras, na capital paulista.

Devido à alta demanda de trabalho em seu ateliê, o artista foi representado na exposição pela coordenadora da Casa do Artesão, Soraya Sanches. A Prefeitura de Jataí deu total apoio para que a produção artesanal do artista chegasse ao evento.

Essa é mais uma aposta do município na produção de artesanato com cabaça produzido com apoio do município, através da Casa do Artesão e parceiros.

O artista

Mestre-artesão, radialista e jornalista, Nico Miranda nasceu Nicodemos Souza de Miranda, no município de Serranópolis, interior de Goiás. Há quase 30 anos, reside em Jataí, cidade a 50 quilômetros da sua terra natal.

Como artista plástico, tem diversas obras premiadas e reconhecidas nacional e internacionalmente. Sua obra mais famosa Santa Inanimadafoi reconhecida, em 2012, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o selo Excelência para os Produtos Artesanais do Mercosul. Em 2018, Nico Miranda passou a fazer parte do Catálogo Brasil Original, do Sebrae, o qual objetiva oferecer capacitação, divulgação e reconhecimento para o artesanato goiano. Sua técnica inédita de acoplagem em cabaças foi incluída entre as novas diretrizes do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.

Nico Miranda também é reconhecido com o título de mestre-artesão, que, segundo o artigo 3º da Base Conceitual do Artesanato já homologada por comunidade do artesanato e Programa Nacional do Artesanato, é o indivíduo que se notabilizou em seu ofício, legitimado pela comunidade que representa e/ou reconhecido pela academia, destacando-se através do repasse de conhecimentos fundamentais da sua atividade para novas gerações.

Cada vez mais, a obra artesanal de Nico Miranda ganha respeito, notabilidade e admiração pela originalidade, técnica e criatividade. A Prefeitura de Jataí tem a honra de apoiar e de fazer parte dessa história brilhante, assim como de apoiar toda a nossa classe artística, que eleva o nome do município no cenário goiano, brasileiro e mundial.
Postar um comentário