Rodrigo Roriz, filho de Jaqueline Roriz, mora em Chicago.
Ele é acusado de receber apartamento graças a esquema de corrupção no Banco de Brasília.
Por Gabriel Luiz, G1 DF
A Justiça do Distrito Federal acionou o Departamento de Justiça dos Estados Unidos com o objetivo de intimar Rodrigo Roriz para que responda ao processo em que é acusado de lavagem de dinheiro no Brasil. O filho de Jaqueline Roriz e neto do ex-governador Joaquim Roriz – que morreu na quinta-feira (27) aos 82 anos – mora em Chicago.
Para convocar o réu no exterior, o juiz André Ferreira de Brito, da 2ª Vara Criminal de Brasília, recorreu a um acordo de assistência jurídica assinado entre o Brasil e o governo americano.
Pelas regras, assim que Rodrigo Roriz receber a intimação do oficial de Justiça (o que pode levar até quatro meses para acontecer), ele só terá dez dias para se manifestar.
Segundo a ordem do juiz, Rodrigo Roriz deverá desde logo dizer se já tem advogado ou se prefere ser representado por um defensor público.
Se o prazo de dez dias não for respeitado, no entanto, o próprio magistrado vai determinar um advogado provisório para o neto de Roriz. Mesmo sem deixar explícito, as orientações do juiz sugerem que Rodrigo Roriz terá de comparecer fisicamente aos tribunais ainda ao longo do julgamento.
“Por fim, o réu deverá, ainda, ser cientificado de que o processo seguirá sem sua presença quando citado ou intimado pessoalmente para qualquer ato, deixar de comparecer sem motivo justificado, ou, no caso de mudança de residência, não comunicar o novo endereço”, determinou, na sexta-feira (28).
O Processo - Leia aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário