Radio Line e Rádio Ideias apresentam, Frequência de Classe 54

Projeto Sonho de Natal 2018




segunda-feira, 21 de maio de 2018

Senta que lá vem mais história

COMO NASCEU O HOSPITAL REGIONAL DE JATAÍ

Por DC Mello
A primeira medida de cunho oficial tomada pelo grupo de pessoas interessadas na criação de uma entidade hospitalar em Jataí, que mais tarde se tornaria Hospital Regional, aconteceu em 30 de agosto de 1940, durante uma Assembleia Geral convocada para esse fim.

O projeto, naquela época, poderia ser considerado uma temeridade, se levarmos em conta que a população do município não chegava a 29 mil habitantes e na cidade esse número não atingia 2.500 moradores, segundo recenseamento de 40.

Ana Isabel de Carvalho (de vestido escuro), principal mentora da ideia, reuniu um grupo seleto de figuras representativas da sociedade para discutir o assunto e definir medidas práticas capazes tornar realidade seu sonho de construir em Jataí uma Santa Casa de Misericórdia. Nesse conclave, foi eleita uma diretoria provisória encarregada de agilizar as primeiras medidas para a edificação do prédio em terreno doado pelo prefeito Júlio de Souza Cunha, de chapéu escuro na mão. Essa assembleia foi realizada em agosto. Logo depois, no dia 24 de novembro, o mesmo grupo tornou a reunir-se, em caráter extraordinário, para dar vida ao projeto (foto acima), evento que iria colocar Jataí numa posição de superioridade no setor de saúde no Sudoeste goiano.

Postar um comentário