Radio Line e Rádio Ideias apresentam, Frequência de Classe 54

Festival das Abelhas

Participe do maior festival do interior Goiano

quinta-feira, 3 de maio de 2018

Jataí em Ação - Utilidade Pública

Atualização do Cadastro Único garante direito ao Bolsa Família  
Tarifa Social de Energia Elétrica, Minha Casa Minha Vida, Identidade Jovem, Carteira do Idoso e muitos mais

A Prefeitura de Jataí, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, está intensificando as ações referentes a atualização do Cadastro Único (CadÚnico), que possibilita aos cidadãos jataienses a obtenção de benefícios sociais promovidos pelo Governo Federal.

O Cadastro Único é utilizado como ferramenta para pesquisa da realidade socioeconômica das famílias brasileiras e ainda, para promover a redução da vulnerabilidade social em que esses indivíduos estão expostos.

Atualmente no município estão cadastradas cerca de 9.300 famílias, destas 2.8130 recebem o Bolsa Família, que é um dos programas em que a população de baixa renda pode ter acesso.

Podem participar do Cadastro Único, as famílias que tenham a renda familiar de até três salários mínimos. Os usuários que já estão inseridos precisam obrigatoriamente manter seu cadastro atualizado de dois em dois anos para continuar recebendo os benefícios.

Tanto o cadastro como a atualização do CadÚnico, devem ser realizadas nos Centros de Referência e Assistência Social, dos bairros Mauro Bento, Jardim da Liberdade e da Vila Sofia, com atendimento de segunda a sexta-feira das 08h às 11h e das 13h às 17h.

Documentos obrigatórios:
– CPF
– Carteira de Trabalho
– Comprovante de Endereço Atualizado
– Comprovante de renda
– Titulo de Eleitor
– Certidão de nascimento – Do responsável pela Unidade Familiar (RF), e dos outros membros residentes no mesmo endereço.
– Certidão de Casamento

Confira alguns dos programas do CadÚnico:

Programa ID Jovem: A Identidade Jovem, ou simplesmente ID Jovem, é o documento que possibilita acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos e também a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015.

Tarifa Social de Energia Elétrica: Desconto na conta de energia elétrica para famílias inscritas no Cadastro Único ou pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Programa Minha Casa Minha Vida: Programa que auxilia na compra da casa própria ao facilitar as condições de financiamento, a depender da renda da família. As famílias de baixa renda que estão no Cadastro Único pagam prestações reduzidas para adquirir seu imóvel.

Carteira do Idoso: Com esta carteira, a pessoa pode ter desconto de 50%, no mínimo, no valor das passagens interestaduais em transporte coletivo, como ônibus, trem e barco. O Estatuto do Idoso também determina que sejam reservadas duas vagas gratuitas por veículo para pessoas com renda igual ou inferior a dois salários mínimos.

Mais informações e a listagem completa sobre os demais programas do CadÚnico:

CRAS Mauro Bento
Endereço: Rua 11, 614 , Praça Ceu – Bairro Mauro Bento
Telefone: (64) 3631-0621

CRAS Jardim da Liberdade
Endereço: Rua Manoel da Costa Lima, nº 541 – Bairro Jardim da Liberdade
Telefone: (64) 3632-4057

CRAS Vila Sofia
Endereço: Rua Enedino Peres de Assis, nº 634, Qd. 30, Lt. 10 – Vila Sofia Telefone: (64) 3636-2323

Nenhum comentário: