Legislativo Jataiense

Câmara Municipal de Jataí

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Jataí - Senta que lá vem mais história

Energia elétrica chega a Jataí
Avenida Goiás nos anos de 1920 (foto). A seta aponta para um dos primeiros postes para instalação da rede de energia elétrica na cidade pelos concessionários Joaquim Caetano de Assis e Raul Seabra Guimarães. 

Nas cláusulas estabelecidas entre as partes ficou definido que na zona urbana seriam colocadas 4.000 lâmpadas de 50 velas (watts); o consumo mensal não poderia exceder à quota estabelecida; os prédios municipais teriam energia de graça; as lâmpadas queimadas na iluminação pública teriam que ser substituídas em 24 horas, sob pena de incorrer em multa para cada uma. 

Em 1926 a energia elétrica foi ligada e o serviço oferecido pela empresa concessionária ficou aquém do acordado: a capacidade máxima não ultrapassou 75KWA ou 130 HP; na zona urbana, 318 residências foram ligadas à rede e seis empresas se utilizaram da rede trifásica; apenas 217 lâmpadas foram instaladas nas ruas e praças. Mesmo assim o acontecimento foi um grande avanço. Pequenas novas empresas começaram a surgir. Crise de desemprego deixou de existir. José Pereira Rezende era o intendente dessa época e principal incentivador do plano. 

Por DC Mello

Nenhum comentário: