Radio Line e Rádio Ideias apresentam, Frequência de Classe 54

Legislativo Jataiense

Câmara Municipal de Jataí

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Universidade Federal de Jataí aprovada na Comissão de Educação do Senado

Comissão de Educação aprova criação de universidades federais em Catalão e Jataí

Por Marcelo Gouveia/Opção
Projetos seguem para a votação no Plenário do Senado em regime de urgência

Os projetos de lei que criam duas Universidades Federais em Goiás, uma em Catalão e a outra em Jataí, foram aprovados na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) e seguiram para a análise no Plenário em regime de urgência, último passo antes da sanção presidencial. Os projetos foram relatados pela senadora Lúcia Vânia (PSB-GO), que também é presidente do colegiado. As proposições preveem o desmembramento da Universidade Federal de Goiás para a criação das instituições.

Nos relatórios, a senadora Lúcia Vânia destacou que a criação das universidades nos dois municípios goianos propiciará maiores oportunidades de expansão do acesso ao ensino superior, além de favorecer a aproximação das instituições com a realidade local. “Parcerias, convênios e pesquisas voltadas às necessidades da região poderão ser fortalecidas e estimuladas.

Os projetos são muito importantes para a democratização do ensino superior e a valorização do interior goiano”, disse a senadora Lúcia Vânia. “É um pleito antigo do estado de Goiás. São vinte anos de luta. Vinte anos de espera. É um dia de vitória para o estado”, destacou a parlamentar goiana.

Conforme as propostas, as transferências de alunos e cargos serão automáticas, além do aproveitamento da infraestrutura existente da UFG. As proposições também determinam a criação do cargo de reitor e vice-reitor que serão nomeados pelo ministro da Educação para ocuparem os cargos temporariamente até os estatutos das universidades sejam organizados (Da assessoria da vereadora Lúcia Vânia)

Nenhum comentário: